Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Espíritas debatem saúde em Óbidos

José Lucas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pelo 10º ano consecutivo os espíritas nacionais reuniram-se em Óbidos, nos dias 26 e 27 de abril, nas Jornadas de Cultura Espírita, no Auditório Municipal “A Casa da Música”, com organização da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), Centro de Cultura Espírita (CCE) e Associação Cultural Espírita de Alcobaça, Com os 200 lugares esgotados, este evento foi seguido em direto via Internet, pelo canal da ADEP no “Youtube”. Após um filme inicial de abertura, o contratenor Luís Peças, acompanhado ao piano por João Santos, envolveram o ambiente com três árias cantadas, terminando com o “Avé-Maria” de Schubert, a que se seguiu uma mensagem do presidente da Federação Espírita Portuguesa (FEP), Vítor Féria, que exortou todos os presentes a porfiarem no bem, colocando em prática, no dia a dia, os ensinamentos de Jesus de Nazaré, bem escalpelizados pela Doutrina Espírita.
Evento no Auditório Municipal “A Casa da Música”

Um grupo de crianças do CCE leu várias frases incentivadoras, de ânimo, cantando de seguida uma música evocativa de Júlia Pereira, que teria recebido a letra mediunicamente, uma das incentivadoras do movimento espírita jovem há mais de 30 anos atrás.

Manuel Domingos, neurocientista, foi o convidado para efetuar a palestra de abertura, seguindo-se toda uma panóplia de temas desde a Natureza, ao otimismo, à História, a casos verídicos de interação com o mundo espiritual, documentados mundialmente, contabilidade, tecnologia, mediunidade, desobsessão, passando pela reencarnação, passe espírita, temas estes relacionados com a saúde espiritual. Após um debate com todos os palestrantes, Gláucia Lima, psiquiatra espírita, encerrou as Jornadas com uma conferência intitulada “Que saúde espiritual para o 3º milénio?”

Seguiram-se breves palavras de João Xavier de Almeida, presidente da mesa da assembleia-geral da ADEP e ex-presidente da FEP, que foi homenageado pelos presentes pelo seu trabalho em prol do espiritismo ao longo de toda a sua vida.

Um filme de encerramento efetuado por Pedro Coelho precedeu um momento musical com danças de salão protagonizadas por Anália Colaço e o seu primo Ivo Simões, que mereceram longa ovação no final.

Alice Alves, da organização, efetuou uma exposição estática alusiva aos 150 anos do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, bem como um pequeno livro sobre a vida e obra de Xavier de Almeida, com depoimentos de amigos, fotografias, dados biográficos entre outras informações.

Uma vasta e diversificada livraria espírita esteve sempre disponível, dentro da assertiva de que a doutrina espírita (ou espiritismo) é um amplo movimento cultural, nada tendo a ver com crendices, superstição, crendices, sendo uma ciência filosófica de consequências morais.

“Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei” e “Fora da caridade não há salvação” são duas frases que sintetizam a essência do espiritismo como “uma porta para um contributo para uma sociedade mais justa, fraterna e igual que virá futuramente”.

José Lucas

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quatro pessoas assistidas em acidente aparatoso

Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Barata Feyo, junto ao hipermercado E.Leclerc, nas Caldas da Rainha, ocorreu neste domingo de manhã, levando quatro pessoas a serem assistidas pelas equipas pré-hospitalares dos bombeiros.

despiste1