Na sessão inserida no programa do 40º aniversário do 16 de Março e 25 de Abril, participaram o presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, Luís Ribeiro, e o presidente da autarquia, Tinta Ferreira, e do vereador Alberto Pereira.
A intenção foi debater ideias para melhorar o concelho das Caldas, além de apresentar propostas.
Os estudantes dos diferentes estabelecimentos de ensino (Colégio Rainha D. Leonor, Escolas Secundárias Rafael Bordalo Pinheiro e Raúl Proença) dividiram-se em grupos de dez alunos de cada escola e cada deputado municipal expôs a sua ideia. Criou-se uma verdadeira discussão sobre as propostas feitas pelos estudantes que se envolveram na sessão.
Na primeira parte ficou desde logo decidido com a concordância de todos que será proposto à Câmara a criação de um fórum da juventude, com a participação de todos os jovens do concelho, criando assim um espaço de diálogo para a divulgação de eventos culturais que decorrem nas Caldas e a ter lugar sobretudo nas redes sociais.
Ficou ainda aprovado por unanimidade que a Assembleia Municipal da Juventude se realize pelo menos uma vez por ano, perto da data do 25 de abril, com a participação de todas as escolas secundárias do concelho, inclusive as escolas do ensino técnico e profissional.
O segundo ponto de ordem de trabalhos foi a simulação de um orçamento participativo da juventude, onde os jovens tinham de fazer propostas para o concelho com um orçamento de 150 mil euros. Depois da discussão sobre as várias propostas que foram feitas, as mesmas foram a votação.
A primeira proposta aprovada no orçamento participativo dos jovens foi um “Fim-de-semana da Juventude”, a realizar na Foz do Arelho uma vez por ano, no valor de 45 mil euros. Esta foi uma ideia do grupo do Colégio Rainha D. Leonor e foi aprovada com 12 votos a favor e 11 contra e 3 abstenções.
“We Know Caldas”, que envolve Roteiros Turísticos nas Caldas da Rainha, no valor de 80 mil euros, proposta pelas escolas Raul Proença e Rafael Bordalo Pinheiro, foi aprovada com 18 votos a favor 1 contra e 8 abstenções.
A última proposta aceite foi “Caldas ao Minuto”, uma infraestrutura dotada de uma painel eletrónico com uma programação semanal dos eventos nas Caldas e arredores, a colocar na Praça 5 de Outubro, no valor de 20 mil euros. Esta ideia foi lançada pelos alunos das escolas Raul Proença e Rafael Bordalo Pinheiro e na votação obteve 25 votos a favor, 1 contra e 1 abstenção.
Quanto à discussão dos alunos que houve na primeira parte da sessão sobre a falta de eventos nas Caldas e também sobre a fraca adesão à atividades culturais que há,Tinta Ferreira esclareceu que a política da Câmara é no sentido de criar condições para que a “sociedade civil e as pessoas possam criar iniciativas no concelho”. “A Autarquia constrói as infraestruturas e apoia as instituições, organizações e associações que desenvolvam atividades”, sublinhou o autarca, acrescentando que “com isso conseguimos gerir financeiramente melhor o município, porque se formos nós a fazer tudo, temos menos verba para investimentos”.
Na ocasião, Luís Ribeiro recordou aos jovens o facto da simulação da sessão da Assembleia Municipal não ser possível realizar “anteriormente ao 25 de abril”.
Fez um balanço muito positivo da primeira Assembleia Municipal da Juventude revelando que “a juventude revela uma preparação muito grande para debater assuntos que lhes dizem respeito e está preparada para o debate político e para fazer escolhas”.
Segundo o presidente da Assembleia Municipal, as propostas que os alunos apresentaram para o orçamento participativo foram muito interessantes e “isso revela alguma preparação por parte dos jovens e algum sentido de responsabilidade”.
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal, Assembleia Municipal, da União das freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e União das Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro.
Marlene Sousa
0 Comentários