Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 13° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 13° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 12° C

É o fim do Hospital Termal?

António Gaspar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Não, não porque os caldenses não vão deixar. No povoado de Caldas, a luta entre o poder hospitalar e o poder monárquico iniciou-se logo após a morte da Rainha D. Leonor. A vontade da Rainha, expressa no Compromisso, implorando que fosse honrado pelas gerações vindouras, de não querer a administrar o Hospital Termal nem o clero nem o poder monárquico, foi logo desrespeitada em 1532 com a entrega da Administração do Hospital à Congregação de Santo Elói.

A Rainha parecia profeta: “profeta com as suas cautelas, dos males que vieram por aquela administração “ (Augusto da Silva Carvalho ) e dos males futuros que o poder autárquico irá fazer ao Hospital Termal, por isso solicitou no Compromisso, a nós vindouros, não querer o poder político na gestão do Hospital.

O poder político, que profeticamente a Rainha maldizia, prepara-se agora para dar a machadada final na vontade da Rainha ao tentar, a todo o custo e com a ajuda do poder central, conquistar e apossar-se do Hospital e do pouco que ainda resta do enorme património hospitalar que nos foi doado.

Os políticos municipais que preparam esta traição à vontade da Rainha dizem que o fazem em nome dela, porque os tempos são outros e a Câmara é o representante do povo.

Não, a Câmara é estado e o Estado e a Câmara, como sabemos, representam por vezes com mais vontade outros interesses que não os do povo, e é o caso.

Mas ainda em tempos recentes o Município fez o que se prepara para fazer no Hospital Termal, nas Termas caldenses das Águas Santas e com resultados aniquiladores.

Nas Águas Santas, a Câmara concessionária dessas termas, e também por não ter vocação para as administrar, concessionou-as a privados, como agora pretende fazer com o Hospital Termal e com resultados destruidores.

É verdade, a Câmara já tem toda esta experiência e até da construção de um novo balneário termal, tal como já tem a prática de, após o acima descrito, abandonar as termas ao desmazelo, deixando até contaminar e poluir irremediavelmente as suas águas. Permitindo, até, que uma fábrica com tanto sítio para se instalar, o fizesse exatamente num dos poucos locais onde não o poderia fazer, colocando os esgotos dessa fábrica a poucos metros do balneário, junto dos aquíferos dessas termas, destruindo-os, talvez, para sempre.

Já abandonou estas Termas das Águas Santas ao desleixo e prepara uma segunda aventura com o Hospital Termal, apenas porque o quer, apenas para mostrar que ao fim de 500 anos o património termal, com o seu Hospital, finalmente foi conquistado, apossado pela Câmara, para glória do presidente, o único que vai conseguir que o Município se apodere do que a Rainha deixou, do que a Rainha doou ao povo português.

Anteriormente, outros presidentes o quiseram fazer sem o terem conseguido, como o demonstra o arrendamento pretendido pela Câmara da Mata em 1920, e esta ambição é apenas porque o Dr. Fernando Costa quis esse troféu, sem medir consequências, sem estudos prévios, com divulgação de parceiros que não têm dinheiro para o fazer, prometendo fundos comunitários, quando para tal nenhum projeto existe, retirando o Hospital do S.N.S. onde, com entendimento e acordo com o Ministério da Saúde, esse Hospital Termal deve permanecer.

Temos que nos unir para contrariarmos toda esta tramoia.

A instituição Hospital Termal e o seu património foram doados ao povo pela Rainha.

O Hospital Termal e o seu património é, portanto, nosso.

António Gaspar

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril