Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

‘’Paixão de Cristo” com peças restauradas e nova apresentação no Museu José Malhoa

Mariana G. Bernardo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção Regional de Cultura do Centro inaugurou no dia 15, no Museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, uma nova apresentação do relevante conjunto de obras intituladas ‘’Paixão de Cristo’’ de Rafael Bordalo Pinheiro, criadas entre 1887 e 1889.
Pormenor de uma das esculturas em exposição

A coleção naturalista é composta por nove cenas escultóricas com cerca de 60 figuras à escala humana, que ilustram as passagens das escrituras, desde Jesus no Horto até ao Caminho do Calvário, passando pelos episódios da Traição de Judas e da Passagem do Cedron, de Jesus em Casa de Anás e em Casa de Caifás, de Jesus perante Pilatos e em Casa de Herodes, mostrando uma realidade histórica e antropológica significativa.

As peças, que chegaram a estar expostas na cave do Museu Malhoa, estavam há vários anos numa sala muito apertada onde não era possível fazer a leitura das imagens, e ganharam uma nova encenação num espaço circular, depois de terem sido alvo de um restauro que custou cerca de cinco mil euros, e que foi financiado pela Fundação Millennium BCP.

A fundação patrocinou também uma nova encenação museográfica, em que o público pode ver o filme “Paixão segundo Raphael”, realizado nos anos 1980 por Carlos Michaëlis de Vasconcelos, tendo como personagens aquelas figuras de Bordalo.

A parceria envolve ainda outros projetos como a edição de um novo catálogo do Museu Malhoa, podendo ascender a sete mil euros, revelou Celeste Amaro, diretora regional de cultura do Centro

A inauguração contou igualmente com as presenças da diretora do Museu José Malhoa, Matilde Couto, da vereadora da cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Maria da Conceição Pereira, do presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro, e também com Fernando Nogueira, presidente da Fundação Millennium BCP.

Esta é uma iniciativa que contou com o apoio do Centro de Artes, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e também das equipas dos Museus do Centro, como o Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica (ambos das Caldas da Rainha), Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré) e o Museu de Aveiro.

A coletânea de Bordalo estará aberta ao público das 10h às 19h, de 3ª feira a domingo, e contará com um horário alargado de verão, tendo como objetivo a maior afluência possível de famílias ao museu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.