Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Mais de 100 empresários do Turismo reunidos em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no dia 15 de abril, em Óbidos, a sessão pública sobre o “Financiamento da Atividade Turística”, particularmente destinada à região Centro. Estiveram reunidas, na Casa da Música de Óbidos, as principais entidades ligadas ao setor, desde o Turismo de Portugal, o Turismo Centro de Portugal, a Comissão Diretiva do Mais Centro, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), para além da Caixa Geral de Depósitos (entidade gestora da iniciativa Jessica região Centro).

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, mostrou o seu agrado por se estar a discutir um tema tão relevante para a economia local, sublinhando que Óbidos tem feito um esforço por acompanhar a mudança e as novas exigências do turismo.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, reiterou a necessidade de trabalhar o marketing territorial, juntando diferentes entidades, apontando que existem dois mil milhões de euros destinados à região Centro no sentido de potenciar maior investimento e desenvolvimento.

Ana Abrunhosa, vogal da Comissão Diretiva do Mais Centro, com base no anterior Quadro Comunitário, apresentou a previsão do próximo quadro, que só deverá ser aprovado, e apresentado publicamente, em outubro ou novembro de 2014. O novo ciclo de apoios comunitários centra-se na competitividade e inovação da atividade turística, uma vez que, explicou a responsável, “Portugal apresenta boas condições naturais para manter um turismo sustentável, mas ainda tem de melhorar o marketing e a formação do capital humano. Atualmente, as empresas não podem vender apenas dormidas, têm de vender experiências e trabalhar em rede de forma sustentável, não precisando, por exemplo, de ter todos os serviços disponíveis internamente”.

Relativamente aos apoios em estudo, encontra-se o QREN (Quadro Referência Estratégico Nacional), que terá uma taxa de apoio de 45 por cento, com a possibilidade de ter majorações de acordo com a tipologia da empresa. Continuam a existir seis dos sete eixos (cai a mobilidade regional) – competitividade e internacionalização; investigação, desenvolvimento e inovação; potencial humano; empregabilidade; coesão social e territorial e sustentabilidade do território e dos recursos.

Permanecem os Vales Empreendedorismo e Inovação que vão até aos 15 mil euros, os apoios a fundo perdido (não reembolsável podem financiar até 400 mil euros em caso de projeto individual e 180 mil euros vezes o número de PME, em caso de apresentação de projeto conjunto) e o FSE (Fundo Social Europeu) atribuiu 260 milhões de euros no programa FEDER para recuperação de património e espaços públicos.

O representante do Turismo de Portugal, Miguel Mendes, afirmou que o trabalho desenvolvido vai no sentido de “criar condições de acesso a financiamento, disponibilizando apoios às empresas, assentes em parcerias com agentes económicos”. Desenvolveram, para isso, uma linha de crédito, disponível até dezembro de 2015, para apoiar projetos sustentáveis, inovadores, que valorizam e diversificam o produto turístico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1