Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 13° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 13° C
16° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 12° C

Festival do Cavalo Lusitano devolve eventos ao parque D. Carlos I

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O III Festival do Cavalo Lusitano do Oeste vai realizar-se no parque D. Carlos I das Caldas da Rainha de 16 a 18 de maio, marcando o regresso de eventos nacionais ao espaço integrado no património termal. A iniciativa, que marca o regresso de eventos ao parque, foi apresentada em conferência de imprensa na passada quinta-feira, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha. É uma organização da Associação dos Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano do Oeste, em parceria com a câmara e contando com participação de várias entidades como a Escola de Sargentos do Exército, Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, ESAD.CR, Olha-Te, Museu José Malhoa, Paulo Pessoa Carvalho (largada de touros), GNR, empresas, comércio e artesãos do concelho.
O comandante da Escola de Sargentos do Exército, coronel Barros Duarte, o presidente da associação de criadores, Jorge Magalhães, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira e a professora da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Maria José Rocha

A abertura do festival, que contará com a receção da comitiva protocolar com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Francisco Silva, terá lugar no dia 16 de maio, no Sana Silver Coast Hotel.

“É o primeiro evento de impacto nacional que nós devolvemos ao Parque D. Carlos I, onde consideramos que está na hora de voltar a haver festas e feiras de grande dimensão”, disse o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, acrescentando que “para além do festival do cavalo vai iniciar-se em 2015 a feira da cerâmica e da fruta (hortifruticultura)”.

“A nossa ideia é o Parque D. Carlos I, pela sua beleza e pela importância que tem para toda esta região, possa ser um palco de iniciativas deste género”, afirmou o autarca, elogiando o trabalho e empenho do presidente da associação de criadores, Jorge Magalhães, que “tem uma capacidade agregadora de envolver as instituições, proporcionando um programa riquíssimo”. “Temos aqui a oportunidade de afirmar as Caldas da Rainha indo ao encontro da tradição das Caldas, que tem muito a ver com o cavalo e touros”, adiantou o autarca.

Com um orçamento de cerca de 160 mil euros (dos quais 80 mil comparticipados pela autarquia), o festival junta num mesmo espaço atividades relacionadas com a criação de cavalo e os desportos equestres, uma feira de equipamentos e produtos para a agricultura biológica e stands de exposição de artesanato (sobretudo na área da cerâmica). Além da realização de provas do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho, o programa engloba concursos, desfiles e demonstrações equestres, batismo de sela, demonstração de pegas e, pela primeira vez, três largadas de touros.

Ao longo dos três dias, haverá muita animação, com teatro ao ar livre, yoga para crianças, ranchos folclóricos, grupos corais, bandas de música e bailado.

O festival tem como convidada especial a Coudelaria de Alter Real e no elenco desta festa do cavalo haverá ainda uma representação de Espanha, da Escola de Sargentos do Exército e da Charanga da GNR.

A ESAD.CR apresentará neste evento um conjunto de iniciativas relacionadas com as suas áreas de formação, evidenciando as suas potencialidades. O espaço ESAD.CR irá situar-se junto ao Céu de Vidro.

O festival terá a colaboração da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que irá participar com uma série de atividades envolvendo os alunos dos quatro cursos profissionais, dando ênfase a alguns técnicos audiovisuais que vão dar apoio, nomeadamente na iluminação e captação de imagem. “Os espetáculos vão ser iluminados com o apoio dos nossos alunos e com equipamento que a escola tem”, disse a professora Maria José Rocha, que esteve presente na apresentação do evento.

A docente revelou que cerca de 80 estudantes dos cursos vocacional técnicas de vendas e Comércio e Comunicação, Marketing e Publicidade vão fazer o acolhimento aos visitantes do festival. Os alunos do curso de técnico de apoio à infância fizeram uma parceria com a associação Olha-te, para a dinamização do teatro infantil, pinturas faciais, histórias infantis e yoga para crianças.

Os alunos desta Escola irão realizar ainda o streaming ao vivo do festival.

O programa “Somos Portugal”, da TVI, vai estar no dia 18 de maio em direto do Largo do Hospital Termal, com a transmissão de alguns momentos importantes do III Festival do Cavalo Lusitano do Oeste.

Jorge Magalhães espera nesta edição do festival atrair a Caldas da Rainha “muitos milhares de pessoas de todo o país” para usufruírem de uma mostra onde quer as entradas quer as atividades serão gratuitas.

Organização garante preservação do Parque

As três largadas de touros no Parque, contestadas nas redes sociais por pessoas que acham estar em causa a preservação daquele espaço, foram abordadas pelo presidente da associação de criadores, que assegurou que “estão acauteladas todas as condições de segurança com a criação de uma estrutura (manga) de onde é impossível soltar-se algum touro”, garantindo, por outro lado, que a mesma estrutura “não danificará o parque nem as plantas classificadas que lá existem”.

Jorge Magalhães afirmou que uma das preocupações da associação é a “preservação do parque”. Recordou que no último festival que realizaram no parque repuseram “tudo como estava”. “Nós temos um conhecimento profundo do parque. Sabemos dizer onde estão as condutas de água, esgotos e plantas classificadas”, sublinhou, acrescentando que “depois do evento pretendemos juntamente com a autarquia limpar o lago, que já não é limpo há cerca de dez anos”.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril