Mas na verdade o Rali começou na serra algarvia. Logo no primeiro dia o finlandês M. Hirvonen, agora na equipa M-Sport-Ford, ficou na liderança da prova, depois do espanhol D. Sordo em Hyundai ter dominado as duas primeiras classificativas. O campeão do mundo S. Ogier (VW) terminou este segundo dia na terceira posição.
Nesta etapa ainda de realçar os despistes de Latavala (VW), do polaco ex-piloto de Fórmula Um R. Kubica, que repetiu outro erro de condução na etapa do dia seguinte e ainda os britânicos Evans (Ford) e K. Meeke (Citroen), ambos a saírem de estrada no mesmo local.
Tudo se proporcionava que o segundo dia ia ser decisivo e de facto assim foi, com o francês campeão do Mundo em título a impor o seu andamento e a passar para primeiro, apesar de alguma pressão de Hirvonen (Ford) que ficou em segundo, mas não a suficiente para fazer frente ao binómio Sebastien Ogier/VW Polo, de longe o melhor piloto da atualidade no WRC, que para além de ter um carro competitivo tem uma condução sem erros e rápida.
Basta olhar para os seus colegas de equipa com o mesmo carro e ver a diferença – Mikkelson um piloto pouco rápido, Latvala uma condução veloz, mas normalmente comete muitos erros e veja-se como bateu forte novamente em Portugal.
No último dia poucas alterações. De referir a desistência do espanhol D.Sordo (Hyundai), vencendo a prova S. Ogier, Hirvonen em segundo e no terceiro lugar o piloto da Citroen Ostberg, tendo efetuado uma prova bastante regular, mas sem andamento para os dois primeiros.
Quanto aos portugueses, muitos que estão no topo do Campeonato Nacional a desistirem, sendo que o piloto madeirense Bernardo Sousa (Ford) foi o melhor das cores nacionais, terminando na 15 ª posição.
Para terminar, de realçar mais uma bela prova este Vodafone Rali de Portugal, bem organizado, e de referir que se perfila mais uma equipa que vai decerto ser muito competitiva e lutar pelo título, a Hyundai Motorsport, com um grande investimento, bastando ver as instalações que o Team trouxe até ao Algarve ao nível da Fórmula Um.
Para 2015 fica a dúvida: Algarve ou regresso ao Norte? Onde quer que seja, a nossa prova é das melhores do WRC.
António Bento
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