Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

“A Física no dia a dia” no Agrupamento de Escolas D. João II

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 23 de abril, será inaugurada a exposição interativa “A Física no dia a dia” na Biblioteca da EB 2,3 D. João II das Caldas da Rainha, que estará aberta ao público até 6 de maio.

Esta exposição itinerante, baseada na obra “A Física no dia a dia” de Rómulo de Carvalho, tem estado patente em várias escolas do país no âmbito do Programa “O Mundo da Escola” (MnE), criado pelo Despacho n.º 5368 de 19 de abril de 2012.

A Ciência Viva produziu a exposição “A Física no dia a dia”, onde a interatividade vai para além de um simples botão. A partir de objetos do quotidiano explicam-se inúmeros princípios da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia.

A exposição está organizada seguindo a lógica das divisões de uma casa – quarto (experiências sobre luz e visão), sala (experiências sobre luz, visão, som e audição), escritório (experiências sobre eletricidade e magnetismo), cozinha (experiências sobre água: densidade e flutuabilidade) e jardim (experiências sobre ar: pressão) – onde se exploram as principais áreas da Física clássica, a partir de materiais simples, tais como: clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.

Serão organizadas visitas de turmas para todos os alunos do Agrupamento, a partir do 4.º ano de escolaridade, e serão convidadas as escolas do concelho para poderem visitar e experimentar a “Física no dia a dia”.

A entrada é livre. Nos dias úteis, as visitas serão direcionadas para as escolas entre as 9:00 h e as 18:30 h, mediante marcação. Nos feriados e fins de semana a exposição estará aberta das 14:00 h às 18:30 h para toda a comunidade em geral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.