Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

PSP explicou novas regras de circulação aos ciclistas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A PSP das Caldas da Rainha levou a efeito na semana passada a operação “Pedalar em segurança”, que serviu para sensibilizar os ciclistas para comportamentos de risco, sendo dados conselhos que devem adotar.
Ação da PSP na Zona Industrial

O novo Código da Estrada, em vigor desde o início do ano, conferiu outro estatuto aos utilizadores de bicicleta, que quando se apresentarem pela direita e não houver sinalização contrária ganharam prioridade sobre todos os veículos a motor e passaram a poder circular lado a lado até um máximo de dois, desde que não causem embaraço ao tráfego. Quem pretender ultrapassar um ciclista tem de guardar uma distância lateral mínima de um metro e meio. Quem não for portador de documento de identificação pessoal incorre numa infração punível com coima de 30 a 150 euros.

Estas e outras regras foram explicadas a todos os condutores mandados parar numa ação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha, na Estrada de Tornada, junto à Zona Industrial e próximo de estabelecimentos de ensino.

Um folheto da esquadra de trânsito de Caldas da Rainha com as novas regras do Código da Estrada foi distribuído para esclarecer as alterações introduzidas. “Os velocípedes não estão sujeitos a matrícula e os respetivos condutores não carecem de qualquer tipo de condução”, começa por referir a PSP, indicando que os ciclistas são “utilizadores vulneráveis”, sobre os quais os condutores de veículos motorizados “devem ter especial atenção de forma a não colocar em risco a sua segurança”.

A condução de velocípedes com as mãos fora do guiador não assinalando qualquer manobra, com os pés fora dos pedais ou apoios, fazendo-se rebocar, levantando a roda da frente ou de trás, e a circulação pelos passeios e locais destinados ao trânsito de peões são infrações que podem custar entre 30 a 150 euros. É recomendado utilizar sempre capacete para proteger a cabeça.

Podem agora circular nas bermas desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões que nelas circulam. As crianças até dez anos podem andar de bicicleta nos passeios.

“Os condutores de velocípedes têm direitos e deveres e tem de haver uma coexistência pacífica e cordial com os restantes utilizadores da via”, apontou Rogério Gonçalves, subcomissário da PSP das Caldas da Rainha, que sublinhou que os ciclistas “essencialmente devem ter a noção de que devem cumprir o Código da Estrada exatamente como os restantes condutores”.

A ação da PSP foi bem recebida. Houve quem não levasse consigo documentos de identificação, com o pretexto de que “deixei em casa porque estava com receio de que se podiam molhar com a chuva”. Entre quem assumiu necessitar de ler o folheto distribuído pela PSP “para atualizar a informação sobre o Código da Estrada”, houve também quem estivesse a par das alterações introduzidas, recebendo os parabéns dos agentes.

Segundo o subcomissário Rogério Gonçalves, a esquadra das Caldas da Rainha não tem registado ocorrências relacionadas com velocípedes, mas “prevenir é o nosso propósito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago