Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Lucraram centenas de milhares de euros com compras fraudulentas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desenvolveu uma operação policial que culminou com a detenção, nas Caldas da Rainha, de cinco homens, com idades entre os 21 e os 38 anos, indiciados pelos crimes de associação criminosa, burlas qualificadas, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, insolvência dolosa e tráfico de estupefacientes.

“Os detidos constituíam um grupo organizado que fazia modo de vida da prática reiterada de crimes de burla qualificada, concretamente através da aquisição fraudulenta de diversos tipos de mercadorias, que depois comercializavam a preços inferiores ao mercado”, refere a PJ, em comunicado.

Para dar uma aparência segura à atividade, desde há pelo menos três anos, os indivíduos, residentes nas Caldas da Rainha, adquiriam empresas no território nacional que estavam em situação económica difícil mas que ainda tinham credibilidade. O objetivo era a compra de mercadorias – desde carne, produtos de veterinária a equipamentos de deteção de incêndios – em seu nome, sem intenção de pagá-las e fazê-las escoar rapidamente abaixo do seu valor. Passavam cheques pré-datados de trinta dias e quando os fornecedores iam levantá-los não havia provisão e as empresas já tinham falido. Desta forma obtiveram centenas de milhares de euros de lucro.

“No decurso de buscas domiciliárias realizadas na região de Caldas da Rainha foi apreendido relevante acervo probatório de natureza documental”, adianta a PJ.

À margem desta associação criminosa, três dos detidos são suspeitos de assaltos à mão armada e ao tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas duas espingardas caçadeiras, uma delas de canos serrados, uma pistola de calibre 6.35mm e munições, três bolotas de haxixe e 34 selos de LSD, e detetadas duas estufas de canábis.

Um dos suspeitos ficou em prisão preventiva. Os restantes quatro ficaram com a medida de coação de apresentações regulares na esquadra policial da área de residência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.