Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Associação de Jovens Voluntários das Gaeiras inaugurou nova sede

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das comemorações do seu 2º aniversário, a Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG), inaugurou no dia 6 a nova sede social na antiga escola primária nº1 das Gaeiras, depois de algumas obras de requalificação. Foi celebrado um contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Óbidos e a Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras.
Inauguração da nova sede da associação

Esteve presente na comemoração o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.

Criada em 2012, com cerca de 15 elementos, a associação conta atualmente com perto de 65 jovens voluntários de várias freguesias do concelho. Desde a data da sua criação que estes jovens reuniam-se na Junta de Freguesia das Gaeiras.

O principal objetivo da associação JVG “é a dinamização de atividades sociais, culturais, desportivas, recreativas e ambientais, no sentido de envolver a população numa lógica de proximidade e sustentabilidade comunitária”, explicou Ricardo Duque, presidente da JVG.

Pretende-se que a sede seja um espaço de trabalho e convívio. “Empenhar-nos-emos em criar um espaço dinâmico, aberto a toda a população e para toda a população”, disse Ricardo Duque.

De acordo com o presidente da Associação, “cada vez mais o potencial criativo e inovador tem-se pautado nos diferentes projetos”. Como é o caso de dois almoços-convívio para idosos e um passeio intergeracional; dois Torneios de Futsal; duas Festas Anuais; o Carnaval; uma festa de São João; vários workshops e formações. Outra das iniciativas foi o “Cordão ConVida” – Estendal com cerca de oito quilómetros, estendido pelas ruas da freguesia, onde foram angariadas aproximadamente 13 mil peças de roupa que foram doadas às famílias carenciadas do concelho de Óbidos, às Associações Abraço, Casa do Gil e Humana. Com esta ação foram ajudadas mais de mil pessoas.

Em fevereiro, realizou-se o 1º Festival de Sopas e o 1º Encontro Nacional de Bandinhas, que contou com cerca de 3200 visitantes, envolveu seis Associações de Solidariedade Social, quinze grupos culturais, oito chefes de cozinha, duas escolas formativas e mais de uma centena de voluntários do concelho de Óbidos. “Esta iniciativa, para além da sua componente gastronómica e cultural, contou com um vínculo social muito forte, na medida em que os lucros angariados reverteram para a aquisição de material ortopédico”, afirmou Ricardo Duque, acrescentando que “a associação conseguiu angariar três camas articuladas completas, duas cadeiras de banho, uma cadeira de rodas, várias muletas e andarilhos que servirão para a população necessitada do concelho de Óbidos”.

“A JVGtv é mais uma valência da Associação de Jovens que surge da necessidade de criar uma plataforma web de modo a compilar vários ambientes, vários espaços e, acima de tudo, promover os diferentes projetos organizados pela Associação”, frisou o mesmo responsável. O projeto “foi pensado para atingir um público cada vez maior e mais diferenciado”, esclareceu, sublinhando que se pretende, sempre que possível, fazer “protocolos de forma a criar uma interligação entre a JVGtv, a freguesia, o município e as diferentes associações/instituições”.

Texto : Inês Lopes

Fotos: Felipe Correia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago