Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Teatro da Rainha comemorou Dia Mundial do Teatro

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como forma de comemorar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, o Teatro da Rainha apresentou gratuitamente ao público caldense a peça "Definitivamente as Bahamas", de Martin Crimp, com encenação de Fernando Mora Ramos.
Teatro da Rainha nos ensaios para a peça “Os Rústicos”, de 1987

O Teatro da Rainha é um coletivo de competências diversas que integra neste momento dez pessoas. Contudo, em cada peça, há uma alteração desse número. “Empurrados pela política de austeridade e pelos cortes cegos, somos muito menos do que já fomos” lamentou o ator e encenador Fernando Mora Ramos.

Desde 1987, data da sua origem, passaram pelo Teatro da Rainha mais de duas centenas de profissionais. Durante 26 anos, a companhia realizou longos períodos de estadia e fez residências em Moçambique, Lisboa, Porto, Coimbra e em Évora, como fez digressões nos Estados Unidos, em Espanha e na Roménia (participou no Festival da União dos Teatros da Europa). Em Évora ajudou a criar o CENDREV – Centro Dramático de Évora e trabalhou mais de dez anos.

O grande objetivo do Teatro da Rainha é transformar-se numa companhia/escola. “Pretendemos também viciar as pessoas em teatro e em cultura”, mencionou o ator.

O novo edifício do Teatro da Rainha, cujo projeto é designado de “caixa preta”, desenvolvido pelo arquiteto Nuno Ribeiro Lopes, está finalizado e vai ser adquirido pela autarquia. Concorrerá aos fundos europeus logo que as regras do próximo quadro comunitário sejam publicamente anunciadas.

“Sentimos necessidade deste projeto pois após quase trinta anos de condições precárias desejamos uma arquitetura que é exatamente aquela que se adequa à nossa experiência teatral e que não existe no país. O espaço será uma espécie de laboratório, mas aberto aos espectadores. É como se estivéssemos uns e outros no mesmo palco, e os espectadores estivessem numa colocação espacial privilegiada para ficcionarem o que ouvem e veem” explicou Fernando Mora Ramos.

Fernando Mora Ramos aproveitou a comemoração do Dia Mundial do Teatro para lançar o livro “O estado do teatro”. Realizou-se neste mesmo dia um concerto com base em canções de Brecht e música de Kurt Weill, com a colaboração do pianista Manuel Alves, de José Carlos Faria, de Carlos Borges e de José Gaspar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1

Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local

O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.

dunadesalirclassificacao1

Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras

Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

concursodeleituras1