Em Caldas da Rainha, de onde saiu a coluna militar que em 16 de março de 1974 desafiou o regime e que foi a antecâmara do dia vitorioso de 25 de Abril, a Biblionofre iniciou a evocação com uma exposição de poemas que lutam pela liberdade, que também põe em destaque os autores, homens e mulheres, que os escreveram, com as respetivas biografias.
Paralelamente, a Biblionofre tem disponível um DVD com as canções de luta que cantaram a poesia pela liberdade. Até ao dia 25 de Abril, serão lembrados os tempos da luta, para depois se celebrar a democracia, com novos poemas e novas canções.
A exposição apresenta José Régio, António Aleixo, José Gomes Ferreira, Miguel Torga, Jorge de Sena, Manuel da Fonseca, António Gedeão, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alexandre O’Neill, Natália Correia, Manuel Alegre, Mário Cesariny, António Ramos Rosa, Daniel Filipe, Ary dos Santos, Sidónio Muralha e José Afonso.
Em canção estarão os poemas de José Gomes Ferreira, José Afonso, José Mário Branco, António Macedo, Sérgio Godinho, Natália Correia, Carlos de Oliveira, Luís Cília, Sophia de Mello Breyner, Manuel Alegre, Manuel Freire, Ary dos Santos e Ermelinda Duarte, musicados e interpretados por autores e cantores que deram voz aos anseios de liberdade e celebraram o 25 de Abril.
0 Comentários