Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C

Constituída primeira equipa de emergência da delegação das Caldas da Rainha da Cruz Vermelha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinco voluntários da Cruz Vermelha juraram bandeira no passado domingo, no Pavilhão Gimnodesportivo da Mata, nas Caldas da Rainha. Fica assim constituída a primeira equipa de emergência da delegação caldense. “Já existia uma equipa local de emergência mas não integrava as ações nacionais nem tinha direito a usar uniforme completo”, referiu Susana Nogueira, presidente da delegação.
Cinco voluntários da Cruz Vermelha juraram bandeira

“Têm muitas horas de formação de suporte básico de vida, primeiros socorros, acampamento, orientação geográfica, reconhecimento em terreno e transporte de ambulância. É uma equipa multidisciplinar. A coordenadora é médica. Temos um socorrista, enfermeiros e tripulantes de ambulância, mas também temos administrativos”, indicou.

Esta equipa de emergência não irá fazer serviço de transporte de doentes nem ter ambulância. “A nossa missão é fazer socorrismo de proximidade”, apontou Susana Nogueira. Colaborar no programa teleassistência da Cruz Vermelha, em que se dá resposta às chamadas dos utentes, a formação e prevenção na área do socorro, o acompanhamento de eventos desportivos, apoio a peregrinos e distribuição de alimentos a famílias carenciadas, serão algumas das funções, para além do papel a desempenhar no âmbito da Proteção Civil.

A delegação situa-se na Rua Cardeal Alpedrinha, no Bairro dos Arneiros, e abrange os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos e Alcobaça.

Perez Brandão, ex-comandante da Escola de Sargentos do Exército e atual delegado regional da Cruz Vermelha, que superintende sete delegações (Peniche, Bombarral, Caldas, Nazaré, Leiria, Pmbal e Alvaiázere, destacou que esta equipa criada nas Caldas “pode crescer de uma forma enorme”.

A resposta social é uma das tarefas da Cruz Vermelha: “A resposta à pobreza envergonhada. É terrível a quantidade de pessoas que vem pela porta de trás “bater à porta”. São pessoas que tinham muito à vontade económico e de um dia para o outro ficaram reduzidos a pouco ou a zero. Isso confrange-nos”

“A Cruz Vermelha é uma instituição que presta um serviço meritório em todo o mundo e é mais um serviço que pode intervir no nosso concelho para minorar o sofrimento de outras pessoas e é mais uma infraestrutura, com formação específica, a ter em conta no trabalho da Proteção Civil no concelho”, declarou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, presente na cerimónia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jornadas de piano para jovens

Óbidos prepara-se para receber uma nova edição das Jornadas SIPO Júnior. O evento, organizado pela Associação de Cursos Internacionais de Música e com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, decorre de 9 a 12 de abril, sendo que as inscrições estão abertas até 1 de abril.

Competições de hóquei em patins

O Hóquei Clube das Caldas tem várias equipas em competição em hóquei em patins. No dia 23 de março, pelas 11h00, os escolares recebem, no pavilhão da Mata, o Sporting Clube de Tomar, depois de no passado domingo terem jogado na casa do Hóquei Clube de Turquel.

hoquei 1

Dia Digital e Telessaúde

A Unidade Local de Saúde do Oeste, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vai promover o Dia Digital e Telessaúde, na Sala de Formação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Bombarral, no dia 26 de março, a partir das 10h00.