Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 11° C

Câmara da Nazaré ausculta comunidade piscatória sobre problemas do setor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Perto de quatro dezenas de pescadores matriculados na capitania do porto da Nazaré participaram no passado dia 22 numa reunião de trabalho promovida pela Câmara Municipal, que quis saber quais são os principais problemas do setor, apresentar programas de apoio disponíveis e a disponibilidade da autarquia para colaborar com esta área de atividade económica.
Pescadores da Nazaré reúnem com presidente da Câmara

A escassez de recursos, os elevados preços dos combustíveis, licenças e seguros, os baixos rendimentos, o preço do pescado, a impossibilidade de acumulação da reforma com a atividade piscatória, como complemento, o envelhecimento do setor e a falta de condições de trabalho no porto de pesca, foram alguns dos problemas apresentados pelos pescadores que participaram no encontro.

A autarquia, que “disponibiliza conhecimento e técnicos para auxiliar os pescadores em projetos futuros que promovam a dinamização da atividade ou na resolução de questões quotidianas ligadas à atividade”, comunicou que o seu papel será o de “colaborar com a comunidade piscatória local”, nomeadamente através do “exercício de pressão sobre as entidades oficiais para a resolução de problemas da comunidade piscatória local”, exigindo, nomeadamente, “intervenções, como já fez, através de deliberação camarária “solicitando a alteração ao decreto-lei 46/2010, do Fundo de Compensação Salarial para os Profissionais da Pesca”, explicou Walter Chicharro.

“O objetivo é que a comunidade piscatória nazarena passe a ter acesso a esta ajuda, até agora inviável pelo facto do porto de abrigo funcionar sempre, mesmo em situações de intempérie, como a que se verificou este inverno”, referiu o presidente da Câmara.

As candidaturas a esta ajuda estão já a ser elaboradas pelas associações do setor. Os não associados poderão recorrer ao gabinete de apoio às pescas da Câmara para a formalização das candidaturas.

“São prioridades da gestão socialista a melhoria das condições do Porto, com obras de requalificação do espaço e desassoreamento da barra, bem como atração de investidores”, adiantou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.

Trocar papel velho por plantas

Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.

papel