Os participantes no jantar, que decorreu na Lareira, entregaram bens alimentares para serem entregues às 55 famílias que estão a ser apoiadas semanalmente pela OT. Destaque para a atuação do Grupo Coral da Casa do Pessoal do Hospital das Caldas que animou a festa.
Este ano a OT distinguiu o Colégio Rainha D. Leonor como Parceiro do Ano de 2013, pela ajuda que prestou à associação.
O JORNAL DAS CALDAS, também foi reconhecido publicamente como parceiro da associação. Foram ainda distinguidos a Rádio Mais Oeste, o Banco Alimentar do Oeste, o Glorias Gym, a Associação Nadar, a rede social da Câmara Municipal das Caldas, Cais da Praia, Marsilfrutas, Expoeste e Centro de Juventude.
Foi uma noite emotiva para os membros da OT, que sentiram o apoio e reconhecimento da população. José Viegas fez um balanço “extremamente positivo” da atividade da associação, agradecendo o apoio do público presente, que “nos faz acreditar cada vez mais que vale a pena o esforço de ajudar quem precisa”. “Sem o apoio dos parceiros e de todas as pessoas que nos têm ajudado, isto não era possível”, sublinhou.
José Viegas referiu que a OT tem vindo a alargar cada vez mais o âmbito da sua intervenção, através do desenvolvimento de projetos bastante desafiantes e motivadores como a OT jovem, que incide nas crianças e jovens que fazem parte das famílias com apoio escolar, atividades extracurriculares, apoio psicológico, entrega de brinquedos, entre outros. Falou ainda do projeto OT Desejos, que pretende realizar pequenos sonhos e desejos de crianças e jovens carenciados com dificuldades devido a doença, incapacidade financeira ou outros. O OT em Movimento é outra atividade desta associação que, segundo José Viegas, é um projeto que pretende tornar as sextas-feiras mais solidárias com conforto e alimento. “Consiste em fornecer uma refeição ligeira (sandes, baguetes, merendas, sumos, bolachas) às famílias que mais necessitam”, explicou o responsável, acrescentando que “é uma ação que decorrerá todas as sextas à noite em locais específicos da cidade, identificados como áreas que integram residências de agregados familiares com poucos recursos financeiros”.
Recorde-se que esta associação de solidariedade já tem cerca de 65 inscrições para o projeto Speak Caldas, um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais, onde qualquer pessoa se pode voluntariar para ensinar uma língua do seu conhecimento em troca da participação, como aluno, na aprendizagem de uma nova língua.
O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, referiu que a presença de tantas pessoas neste jantar demonstra “o reconhecimento pelo trabalho solidário da OT” e é uma prova também que “estamos todos preocupados com as dificuldades das pessoas”. “A OT tem procurado meios para ajudar aqueles que mais precisam mas também procuram acarinhar os mais novos proporcionando-lhes coisas melhores e fazer um conjunto de iniciativas em prol da comunidade”. O autarca apelou à ajuda de todos para que a OT possa fazer bem o seu trabalho, que “é decisivo para o equilíbrio da nossa sociedade”. Tinta Ferreira destacou que o Estado e o Município “não têm meios para acudir a todas as situações e daí a necessidade de colaborar”. “Quem tem coragem de dedicar parte do seu tempo e vida sem qualquer benefício para se dedicar aos outros merece o nosso reconhecimento e daí a minha presença aqui”, sublinhou o autarca.
0 Comentários