Tratou-se de um conjunto de ações de informação e de sensibilização junto das comunidades rurais, sobretudo dos agricultores, com o objetivo de alertar para a necessidade de adotarem medidas de segurança preventivas e de proteção contra furtos, em particular dos furtos de metais não preciosos.
No ano passado, a nível nacional, a GNR registou 11573 crimes de furto de metais não preciosos. Dados da criminalidade de 2013 indicam que este tipo de crime representa 6% da criminalidade geral. Em resultado da ação da GNR, em 2013, foram detidas 447 e identificadas 1283 pessoas por suspeita da prática deste tipo de furto.
O furto de metais não preciosos tem gerado elevados prejuízos económicos quer para as empresas, quer para os particulares, devido aos cortes em diversos serviços, nomeadamente no fornecimento de energia, serviços telefónicos, e nos transportes ferroviários. As comunidades rurais, que são vítimas mais vulneráveis deste tipo de criminalidade, devido à sua situação de isolamento, acumulam elevados prejuízos decorrentes dos materiais que lhes são subtraídos, razão pela qual a GNR, além das ações de patrulhamento, decidiu realizar este conjunto de ações de sensibilização de modo a prevenir este tipo de criminalidade.
Em Vale Maceira, Alfeizerão, a GNR registou, no passado dia 17, o furto de gasóleo de um pesado de mercadorias. Na Serra D’el Rei, em Peniche, foi roubado dinheiro de um estabelecimento. Foi registado um furto no interior de um veículo que estava no parque de estacionamento da praia de Supertubos, em Peniche. Em Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, foi furtado o interior de residência, tendo sido levados um alambique, uma bomba de tirar água, um escadote, cinco motores elétricos trifásicos, um compressor de ar, uma bomba monofásica e um pulverizador. A maioria dos equipamentos foi recuperada no mesmo dia na Benedita, tendo sido identificado um indivíduo por suspeita de recetação.
No Bombarral, foi detido um homem que conduzia alcoolizado, acusando uma taxa de 1,65 gr/l.
No dia 18 houve um furto de uma carteira nas Caldas da Rainha e em São Martinho do Porto foi furtado um fio de ouro, tendo o suspeito sido identificado.
Foram registados diversos furtos nas Caldas da Rainha no dia 19 – numa destilaria em Vidais, num barracão nos Casais da Ponte, no interior de veículos na Foz do Arelho (através da quebra de vidro) e Salir do Porto. Em Óbidos também foi furtado o interior de um carro. No Bombarral foi assaltada uma casa.
No dia 20, foi registado um furto de veículo em Ferrel, Peniche, e um furto no interior de veículo na Serra d’El Rei. Na EN360, na Foz do Arelho, verificou-se um furto numa residência por meio de escalamento e arrombamento de janela.
Um armazém na Foz do Arelho foi assaltado no dia 21. Em A-dos-Francos foram roubados dois veículos. No Nadadouro, verificou-se um furto no interior de viatura.
O Núcleo de Proteção do Ambiente do Destacamento da GNR das Caldas da Rainha deteve um indivíduo de nacionalidade ucraniana, de 47 anos, que pescava carpa-comum em época de defeso. Foram apreendidos duas canas de pesca, dois carretos, um camaroeiro e uma carpa-comum, restituída à água por se encontrar viva. A operação decorreu na albufeira do Rio Arnoia, nas Gaeiras, no dia 22, onde também foi detido um russo de 54 anos, por pesca desportiva em águas interiores livres com aparelhos não permitidos por lei. Foram apreendidas quatro canas de pescas e quatro carretos.
Em São Martinho do Porto foi detida uma mulher de 23 anos por condução de motociclo sem habilitação legal.
Na Benedita foi detido uma condutor de 23 anos, com 1,70 gr/l de álcool. Em Freires, Benedita, do interior de uma residência foi furtada uma arma de caça.
No dia 23, nas Caldas da Rainha, foi detido um homem, de 41 anos, por condução com 1,62 gr/l de álcool no sangue.
No Alto das Gaeiras foi furtada uma carteira do interior de uma mala de senhora e no Olho Marinho foi furtado um telemóvel
No Bombarral, a patrulha da GNR foi chamada para uma ocorrência de violência doméstica. À chegada ao local os militares foram ameaçados com uma faca de cozinha com 22 centímetros, por um indivíduo de 37 anos, que foi detido.
0 Comentários