A ementa começou com um aperitivo, que era um cocktail de frutas (maracujá, papaia e ananás).
Seguiu-se o bolo do caco e bolo lêvedo, trouxinha de queijo S. Miguel com pinhão com doce de abóbora. A sopa do Faial foi o prato seguinte. Tinha como ingredientes abacaxi, pêssego, batata doce, feijão, pão com orégãos e canela.
O prato de peixe foi composto por atum do Atlântico de escabeche, inhame cozido e chutney de manga. O prato de carne era constituído por espetada de vaca no pau do louro, couscous de legumes e salada de abacaxi.
A sobremesa foi pudim de papaia com ananás, anona e maracujá.
Com o café, foi servida uma abordagem dos alunos ao típico bolo de mel da Madeira. Não faltou também a tradicional poncha.
Os vinhos servidos foram continentais e da região Oeste, nomeadamente do Bombarral: Verde e Tinto Cerejeiras 2012. Houve, no entanto, a possibilidade de provar o Vinho da Madeira Malvasia.
Os alunos que prepararam a refeição foram Luís Carmo, da Benedita, Eliana Ribeiro, de Santarém, Luís Vitória, da Serra d’El Rei, Joana Miguel, de Rio Maior, e Jéssica Serra e Ricardo Silva, das Caldas da Rainha.
O serviço teve como chefe de sala Rafael Matias e como chefe de bar Mário Alexandre. Joana Viegas foi a escanção.
No evento estiveram presentes professores e alunos das turmas do segundo ano de fotografia e comunicação da Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), com quem a EHTO vai realizar uma parceria para desenvolver a edição de um novo livro e vídeo sobre as atividades da escola. O projeto chamar-se “Sabores das Nações”, retratando a atividade desenvolvida pelos alunos da EHTO no ano letivo.
Serão construídos cenários que acompanharão os pratos para serem fotografados e filmados, entre 22 e 25 de abril, na sala-estúdio do Teatro da Rainha.
Miguel Costa e Pedro Marques, professores na ETEO, destacaram o esforço das direções dos dois estabelecimentos de ensino para trabalharem em conjunto.
No ano passado tinha sido feita parceria com a ESAD.CR para a edição do livro sobre a “Cozinha de Autor”, projeto levado a cabo na EHTO. Desta vez, a EHTO e a ETEO vão repartir custos. O lançamento será no final deste ano.
A EHTO aproveitou a ocasião para divulgar que duas alunas do curso técnico de auxiliar de saúde da ETEO, no âmbito da sua prova de aptidão profissional, idealizaram uma ementa saudável, confecionada no dia 10 de março em conjunto com os alunos da EHTO. No dia 13, trinta alunos da ETEO confecionaram o almoço na EHTO, numa ação de “team-building”, inserida na Semana da Saúde da ETEO.
No dia 14, 50 alunos da EHTO visitaram a Feira Internacional de Turismo de Lisboa – BTL e o hotel Sana Myriad. No dia seguinte, no âmbito da iniciativa “Prove Portugal”, na BTL, o chefe Rui Almeida e três alunos dos cursos de cozinha elaboraram uma ementa com iguarias do Oeste.
Entre 28 de março e 6 de abril, às 22h, chefes da EHTO vão estar todos os dias nas Tasquinhas de Rio Maior a fazer demonstrações ao vivo.
Sílvio Martins apresentará cavala em salmoura sobre arroz das lezírias, queijo de cabra e texturas de cebola, Luís Tarenta levará lombo de bacalhau recheado com presunto, migas de broa de milho e couve, Paulo Santos trufa de amendoim com flor de sal de Rio Maior, Paula Domingos bolos de amor e canela, Fernando Correia apresenta palha de Abrantes, Rui Filipe e Jorge Guilherme canapés de toucinho, tomate cherry e broa de Rio Maior, para além de experimentação de cocktails, Ricardo Santos véu de jasmim, biscoito de azeite, manjar de galinha, compota de cebola e tomilho, limão e molho de vinho tinto, e Rui Almeida robalo de sal.
A EHTO está igualmente em grande destaque no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, com a sua exposição de esculturas em chocolate e diversas demonstrações.
0 Comentários