Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 12° C

Lista para Memorial dos Presos Políticos de Peniche em consulta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No 40º aniversário do “Golpe das Caldas”, o Município de Peniche e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) apresentam, para consulta pública, a lista provisória dos presos que estiveram na Fortaleza de Peniche durante a ditadura fascista, época em que este monumento albergou uma prisão política.

A lista provisória pode ser consultada na página do site do Município de Peniche. Solicita-se que a introdução de novos nomes, alterações e/ou retificações à lista sejam apresentadas através do preenchimento, até 30 de junho, de formulário igualmente disponível no site.

Esta listagem, igualmente divulgada na Exposição “Forte de Peniche – Lugar de Repressão, Resistência e Luta”, patente no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, conta com 2491 nomes e dela resultará a edificação de um memorial a inaugurar neste imóvel em abril de 2015. Com este projeto pretende-se homenagear publicamente os cidadãos que estiveram presos nesta prisão política, enquanto testemunho da luta pela Liberdade e pela Democracia.

O projeto de edificação do Memorial integra as Comemorações do 40º Aniversário da Revolução de abril. Esta evocação vem no sentido da valorização da memória da luta antifascista associada à Fortaleza de Peniche, concretizando um dos objetivos que o Município de Peniche e a URAP definiram em 27 de abril de 2007, aquando da assinatura de protocolo de colaboração.

O “Golpe”, “Levantamento” ou “Revolta das Caldas” teve lugar a 16 de março de 1974, na sequência da exoneração dos generais Costa Gomes e António de Spínola. Nessa data, cerca de 200 militares do Regimento de Infantaria das Caldas da Rainha (RI5), sob o comando do capitão Armando Marques Ramos, avançaram sobre Lisboa. Tendo sido a única unidade a sair, esta ação foi prontamente neutralizada pelas forças fiéis ao regime. Apesar do seu aparente fracasso, este Golpe é considerado como um ensaio e um despertar da Revolução que levantou o país no dia 24 do mês seguinte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio