Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Ação Católica Rural quer construir um futuro com esperança

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Reuniu nas Caldas da Rainha o grupo da Ação Católica Rural com o assistente diocesano padre Joaquim Batalha, pretendendo, de acordo com o programa que foi definido a nível diocesano por este movimento de apostolado, "construir agora um futuro com esperança".

Para procurar o caminho para este trabalho, definiram para este primeiro ano “cultivar a ética do suficiente”. Mas logo aqui começaram por encontrar grandes dificuldades, pois com o que para uns é considerado suficiente, para outros é opulento e para outros até desumano. É aqui que entra o que é sugerido pelo Evangelho e proclamado pela Doutrina Social da Igreja, “em contraste com as desigualdades e injustiças, usemos a justiça de Deus e a fraternidade”. As várias e sucessivas orientações da igreja desde a Encíclica Rerum Novarum à Gaudium et Spes nº69: “Deus destinou à terra com tudo o que ela contém para uso de todos os homens e povos, de modo que os bens criados devem chegar equitativamente as mãos de todos, segundo a justiça e a caridade”.

A ética do suficiente exige que “em contraste com o dinheiro fácil, usemos a dignidade e a honestidade, em contraste com o consumismo, vivamos sob a égide da sobriedade, em contraste com o egoísmo, pratiquemos a cooperação e abracemos o bem comum, que contraste com as desigualdades e as injustiças, usemos a justiça de Deus e a fraternidade”.

O Papa Paulo VI na Populorum Progressio diz: “Herdeiros das gerações passadas e beneficiários do trabalho dos nossos contemporâneos, temos obrigações para com todos e não podemos desinteressar-nos dos que virão depois de nós”.

Tendo em conta estas questões é pedido aos diversos participantes nos grupos e a todos os que queiram participar nesta ideia, que identifiquem dois ou três atos dos seus hábitos de consumo, que não sendo essenciais e que ao serem eliminados, podem contribuir para cultivar a ética do suficiente e assim se poder começar agora um futuro com esperança.

Tudo isto pode implicar a adoção de novos estilos de vida mais adaptados à verdade, ao evangelho e à fraternidade no dia a dia. Tudo isto é um desafio a todos os cristãos a darem testemunho da sua fé em Cristo e de que é possível “construir agora um futuro com esperança”, apesar de parecer que isso é impossível.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Estrangeiro com mandado de extradição detido nas Caldas

Um estrangeiro de 35 anos sobre quem pendia um pedido de extradição de Portugal por um estado membro da União Europeia foi detetado nas Caldas da Rainha no passado dia 19 após ter sido interveniente num acidente de viação, onde acusou álcool no sangue.

policia