Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C

Procissão da Rapaziada arrancou com cerimónias pascais em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram no passado domingo as celebrações pascais em Óbidos. A Procissão Penitencial da Ordem Terceira de São Francisco, também conhecida por Procissão da Rapaziada ((por terem de ser “rapazes fortes” a transportar os pesados os andores), foi o primeiro cortejo.
Saída da Capela de Nossa Senhora de Monserrate

Com esta procissão começou a preparação espiritual para o período da Quaresma. O cortejo partiu da Capela de Nossa Senhora de Monserrate, construída há seis séculos, e seguiu pelas ruas da vila. À frente ia uma cruz com o emblema franciscano, seguida por três jovens com símbolos da natureza humana (caveira, coração e cinzas). Depois apareciam os andores com as nove imagens (Salvador do Mundo, Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, São Luís Rei de França, Santa Isabel, Santa Bebiana, Santo Ivo, Santa Rosa de Viterbo e São Francisco de Assis recebendo as Chagas).

Entre os andores, anjos carregando flores ou os atributos dos santos. A terminar, uma cruz processional e acólitos, a exposição do Santo Lenho, e só então a música da banda filarmónica e os fiéis que acompanhavam o cortejo. Visitantes e turistas dispuseram-se ao longo do percurso.

A Procissão da Rapaziada foi organizada pelas Paróquias de Santa Maria e S. Pedro, Misericórdia e Comissão da Semana Santa.

Seguem-se as procissões do Senhor dos Passos, dos Ramos, do Descimento da Cruz e do Enterro, que habitualmente contam com milhares de fiéis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial