Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Procissão da Rapaziada arrancou com cerimónias pascais em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram no passado domingo as celebrações pascais em Óbidos. A Procissão Penitencial da Ordem Terceira de São Francisco, também conhecida por Procissão da Rapaziada ((por terem de ser “rapazes fortes” a transportar os pesados os andores), foi o primeiro cortejo.
Saída da Capela de Nossa Senhora de Monserrate

Com esta procissão começou a preparação espiritual para o período da Quaresma. O cortejo partiu da Capela de Nossa Senhora de Monserrate, construída há seis séculos, e seguiu pelas ruas da vila. À frente ia uma cruz com o emblema franciscano, seguida por três jovens com símbolos da natureza humana (caveira, coração e cinzas). Depois apareciam os andores com as nove imagens (Salvador do Mundo, Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, São Luís Rei de França, Santa Isabel, Santa Bebiana, Santo Ivo, Santa Rosa de Viterbo e São Francisco de Assis recebendo as Chagas).

Entre os andores, anjos carregando flores ou os atributos dos santos. A terminar, uma cruz processional e acólitos, a exposição do Santo Lenho, e só então a música da banda filarmónica e os fiéis que acompanhavam o cortejo. Visitantes e turistas dispuseram-se ao longo do percurso.

A Procissão da Rapaziada foi organizada pelas Paróquias de Santa Maria e S. Pedro, Misericórdia e Comissão da Semana Santa.

Seguem-se as procissões do Senhor dos Passos, dos Ramos, do Descimento da Cruz e do Enterro, que habitualmente contam com milhares de fiéis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1