A organização proporciona, pela primeira vez, um workshop de bombons em que os participantes irão aprender a fazer os seus próprios bombons. Haverá também uma componente de produtos não alimentares, que vão desde produtos de cosmética, até aos utensílios para trabalhar o chocolate. Haverá três passagens de modelos com chocolate, sendo que duas terão lugar na Cerca do Castelo e, a última, na Praça de Santa Maria.
Apesar do evento se centrar na Cerca do Castelo, existirá na Galeria da Casa do Pelourinho uma exposição de cake design, assim como toda a vila se “veste” de chocolate por esta ocasião, com uma grande adesão por parte do comércio e restauração.
As esculturas estão a ser concebidas há vários meses no Centro Profissional para o Setor Alimentar na Pontinha, sob a coordenação dos chefs Vítor Nunes e Manuel Gomes. Haverá esculturas de um elefante, girafa, hipopótamo, pinguim, répteis, golfinhos, urso, leopardo, entre outros animais do zoo.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – polo de Óbidos terá também nas suas instalações uma exposição com esculturas de animais, preparadas pelos alunos do curso de gestão e produção de pastelaria, num cenário surpreendente, de experiência sensorial e de acesso livre, podendo no entanto os visitantes contribuírem com o que quiserem para o apadrinhamento de um tigre branco no Jardim Zoológico de Lisboa. Ali haverá produção de bombons e pastelaria.
No que diz respeito a outros eventos no âmbito do Festival, o Concurso Internacional de Receitas de Chocolate é dedicado a não profissionais vindos de todo o mundo. Os concorrentes selecionados apresentam, nos dias do Festival, as suas receitas perante um público interessado, numa cozinha montada para o efeito.
O Concurso Chocolatier Português do Ano é destinado a participantes profissionais de pastelaria e restauração que exerçam funções no nosso país. Os finalistas selecionados apresentam as suas receitas em diferentes categorias propostas pelo regulamento do concurso. Os pratos são confecionados, perante o público e, em cozinha especialmente montada para o efeito, sendo depois colocados em exibição durante os dias do Festival.
O evento terá o seguinte horário: Sextas-feiras: 14h00 > 20h00; Sábados: 10h00 > 22h00; Domingos: 10h00 > 20h00.
Preços: A partir dos 12 anos inclusive – €7,00; Crianças entre os 6 e os 11 anos – €5,00; Entrada gratuita para portadores da Via Verde para a Cultura – Cartão Cultural de Óbidos; Entrada Munícipes – Gratuita à 6.ª Feira; Kids Cooking – 3,00€.
Concurso de ideias para novos produtos de chocolate
Para a edição de 2014 do Festival de Chocolate de Óbidos, foi lançado um concurso de ideias para criação de produtos de chocolate. Este concurso está aberto até 20 de março a todas as pessoas individuais, coletivas ou associações, com morada fiscal no concelho de Óbidos, que pretendem criar um produto relacionado com chocolate.
Os vencedores terão o apoio da OBITEC – Apoio de Base à Criatividade e do CoLab para o desenvolvimento de produto a todos os níveis e terão ainda oportunidade de testá-lo, comercialmente, durante a última quinzena do evento.
Os objetivos do concurso são proporcionar o apoio necessário às empresas e projetos com potencial inovador, dispostos a transformar ideias em produtos, processos e serviços com elevado valor agregado, fomentar a economia local e a criação de emprego próprio, integrar a população do concelho nos eventos temáticos a realizar-se em Óbidos, estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador dos agentes do concelho de Óbidos, desenvolver um ambiente propício à inovação e à criatividade, e premiar e divulgar as ideias mais inovadoras.
Na avaliação das candidaturas, o júri atende aos seguintes critérios: Inovação e Criatividade (novas metodologias/processos/procedimentos e produtos; elemento diferenciador face ao mercado, originalidade das ideias; capacidade imaginativa); Viabilidade (potencial de execução/concretização da ideia); Planeamento e organização (fases do projeto, funções de cada elemento da equipa, dinâmicas de trabalho cooperativo, mobilização de recursos humanos e materiais); Potencial do impacto económico (validade do modelo de negócio; resultado potencial da implementação do negócio em termos de valor local, de vendas a realizar e de emprego a criar; efeitos positivos no contexto do negócio); Comunicação (originalidade, capacidade de síntese, expressão e argumentação na apresentação presencial).
0 Comentários