Ao longo dese semana uma comitiva constituída por professores, responsáveis da área educativa e bibliotecas do município espanhol de Albacete, regressa às Caldas da Rainha para mais uma ronda de encontros entre profissionais, prosseguindo os trabalhos deste Projeto, a decorrer desde 2012.
Conhecer o trabalho desenvolvido nas diversas bibliotecas escolares do concelho, trocar experiências e conhecimentos é o principal enfoque desta visita.
Todavia, o programa prevê também visitas e atividades com as escolas parceiras, um workshop sobre “Bibliotecas e Promoção da Leitura”, assim como a apresentação do Estudo Preliminar dos questionários do Projeto “ Leitores Ibéricos”, sendo que estes irão ter lugar no Instituto Politécnico de Leiria, igualmente parceiro do Comenius.
Visitas a pontos de interesse e momentos culturais completam o programa de atividades previstas para mais este encontro entre os parceiros ibéricos.
O Comenius Régio é promovido pela Agência Nacional Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) com fundos europeus e que pretende aumentar os níveis de conhecimento e coesão entre as várias regiões da Comunidade Europeia.
Caldas da Rainha e Albacete propuseram-se, através de iniciativas diversas, a desenvolver as competências de leitura dos alunos dos dois municípios, nomeadamente recorrendo às novas tecnologias.
Neste caso, a Câmara Municipal das Caldas Rainha disponibilizou, em julho do ano passado, mais de duas dezenas de leitores de livros digitais (eReaders) a alunos do secundário, contendo e-books.
Com esta nova plataforma foram realizadas diversas atividades com vista a fomentar o interesse e a motivação dos alunos para a leitura e para os autores portugueses e espanhóis.
Com a duração de dois anos letivos (entre 2012 a 2014), o Comenius Regio envolve, para além dos municípios das Caldas da Rainha e Albacete, instituições parceiras de caráter educativo.
A nível local, encontram-se associadas ao projeto a Escola Secundária de Raul Proença, a Associação Nacional de Animação e Educação e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
A parceria bilateral estabelecida entre os dois municípios difunde a troca de experiências e de boas práticas entre as diferentes instituições educativas e levou à criação de uma rede de cooperação entre as duas regiões e ao diálogo intercultural através da leitura, dando-se a conhecer obras literárias e autores contemporâneos de ambos os países.
0 Comentários