Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Teresa Serrenho eleita vogal da Transparência e Integridade, Associação Cívica

Francico Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Teresa Serrenho, ex-candidata à Câmara das Caldas e líder do Movimento Viver o Concelho, foi eleita como vogal da direção da TIAC - Transparência e Integridade, Associação Cívica. Trata-se de uma organização anticorrupção, representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparency International.
A líder do Movimento Viver o Concelho está na direção de uma organização anticorrupção

“Trabalhamos para uma sociedade mais justa e uma democracia de qualidade em Portugal. Queremos uma sociedade onde exista um acesso efetivo à informação por parte de uma cidadania informada, forte e participativa. Uma sociedade onde exista uma regulação eficaz dos sistemas e organizações, uma Justiça célere, eficiente e ética e um verdadeiro sentido de responsabilidade social por parte de todos os agentes económicos”, refere a organização.

A TIAC trabalha em cinco vertentes específicas: sensibilização pública dos cidadãos, desenvolvendo campanhas de informação, conferências, materiais educativos e iniciativas públicas sobre os temas da corrupção; Investigação & Desenvolvimento, através da produção de relatórios, índices e dados estatísticos que permitam um conhecimento mais profundo e sistemático sobre a corrupção e o seu combate a nível nacional e internacional; onitorização de progressos, medindo e avaliando o grau de cumprimento, por Portugal, das convenções internacionais de que o Estado português é subscritor em matéria de corrupção e promoção do Governo Aberto e da transparência pública; lóbi político e advocacia social, trabalhando junto das autoridades públicas para que implementem em Portugal as melhores práticas de controlo e combate ao fenómeno da corrupção, nomeadamente através de reformas legislativas e da adoção de uma verdadeira Estratégia Nacional Contra a Corrupção; Educação e apoio a denunciantes, prestando assistência aos cidadãos empenhados em denunciar suspeitas de corrupção às autoridades competentes.

A lista vencedora, encabeçada por Luís Sousa e que tem como vice-presidente Paulo Teixeira de Morais, a TIAC, no seguimento do trabalho sobre a integridade do poder local, pretende iniciar um programa de formação para as autarquias portuguesas – abrangendo tanto funcionários autárquicos como eleitos locais – sobre questões de transparência, mecanismos de boa governança e instrumentos de prevenção eficaz da corrupção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Estrangeiro com mandado de extradição detido nas Caldas

Um estrangeiro de 35 anos sobre quem pendia um pedido de extradição de Portugal por um estado membro da União Europeia foi detetado nas Caldas da Rainha no passado dia 19 após ter sido interveniente num acidente de viação, onde acusou álcool no sangue.

policia