Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Sabores do Oeste na Escola de Hotelaria e Turismo

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sabores do Oeste estiveram em evidência na passada sexta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em mais um menu preparado pela turma de técnicas de cozinha e pastelaria III e servido pela turma de técnicas de serviço de restauração e bebidas III.
Peixinhos da horta

Foram utilizados produtos da região e elaborada “uma explosão de sensações”. O aperitivo foi vinho branco com licor de ginja. À entrada do restaurante de aplicação, a maçã e a pera decoravam a mesa.

No interior, a loiça decorativa era a faiança caldense. A ementa começou com peixinhos da horta, seguindo-se sopa de cataplana de Peniche, risoto de mariscos da Lagoa de Óbidos, bochechas estufadas do porco malhado de Alcobaça (aproveitando um produto pouco divulgado mas tradicional) e a sobremesa foi pão de ló de Alfeizerão, cornucópias e manjericão.

Foram servidos os vinhos branco Montecapucho 2013, rosé Montecapucho 2012, tinto Memória 2010 e tinto Vale Zias 2009.

Houve ainda tempo para café, com pastel de feijão de Torres Vedras e aguardente DOC Lourinhã.

Os cozinheiros foram Tiago Oliveira, de Alcobaça, Carolina Santana, de Azambuja, Roberto Lopes, da Serra d’El Rei – Peniche, Andreia Valeiro, de Pombal, e Rodrigo Nicolau, de Caldas da Rainha, todos com 18 anos.

A chefe de sala foi Carolina Rodrigues, a escanção Diana Elias e o chefe de bar João Pereira.

A iniciativa contou com a presença de vários convidados ligados à região, nomeadamente funcionários do Turismo do Oeste e o ex-presidente da Região de Turismo, António Carneiro, funcionários da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Carlos Xavier, do Banco Alimentar contra a Fome do Oeste, diretor da Adega Cooperativa da Lourinhã, João Catela, e representantes dos vinhos servidos – Manuel Arsénio, da Fazendas da Estremadura, produtora do Vale Zias, do Cercal, e Gomes Pereira, produtora do Montecapucho e Memória, de Alcobaça.

Os próximos menus na EHTO serão dedicados aos sabores do Alentejo, dos Açores e Madeira, à comida exótica internacional e à francofonia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha