Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Combatentes de Peniche vão ter monumento e nova rua

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A direcção do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes vai concretizar um dos principais objectivos do seu mandato – o descerramento de uma placa com nome de rua e inauguração do monumento aos combatentes do concelho de Peniche no dia 23 de março.
Será uma homenagem aos combatentes no Ultramar

Depois da sua legalização como membro da Liga Central e da criação e abertura da sua sede, importante e indispensável apoio logístico para o seu funcionamento e para o seu desenvolvimento futuro, o núcleo vai agora dar realidade ao sonho de construir um monumento de homenagem a todos os combatentes do concelho de Peniche.

“Depois de termos feito vários projectos e vários orçamentos que foram sendo rejeitados sucessivamente devido à nossa incapacidade financeira, chegámos finalmente a um projecto que considerámos dentro das nossas possibilidades. Mas mesmo assim, sem apoios era quase impossível construir o monumento, pois somos um Núcleo muito recente e, como tal, as receitas são poucas e muito exíguas”, revelou a direcção.

A solução foi recorrer a várias entidades e a todas as autarquias do concelho. A Liga Central concedeu uma verba e um arquiteto forneceu gratuitamente o projecto.

As obras tiveram o seu início no dia 30 de Setembro, no topo da Rua Heróis do Ultramar, no lado contrário ao edifício da PSP, no gaveto com a Rua Dr. Matos Bilhau.

Na face posterior será colocada uma lápide em mármore referente a Angola e onde serão, inscritos os nomes os nomes dos combatentes aí falecidos. Nas faces laterais, direita e esquerda, serão também fixadas duas lápides idênticas, referentes à Guiné e a Moçambique, com os nomes dos combatentes que deram a vida pela Pátria nesses antigos territórios ultramarinos.

Para melhorar a visibilidade nocturna do monumento serão colocados quatro focos luminosos no pavimento de modo a incidir sobre o mesmo.

A rua em homenagem aos combatentes será designada “Travessa João Rosa Barranquinho”, o primeiro militar do concelho de Peniche morto em combate na guerra colonial, tendo falecido aos 20 anos em Angola a 2 de Fevereiro de 1964.

Querendo prestar-lhe homenagem, o Núcleo de Peniche solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Peniche que seja atribuído o nome do referido militar à travessa onde precisamente nasceu, situada por detrás da Escola Secundária de Peniche e que liga a rua Azeredo Perdigão à rua Calouste Gulbenkian.

Para as cerimónias foram convidadas varias entidades oficiais, civis e militares, bem como toda a população do concelho.

Para os sócios combatentes e populares que se queiram juntar no almoço de convívio, as inscrições estão abertas na sede do Núcleo, pelo tel. 262 380 073

O programa das comemorações para o dia será o seguinte: 10h – Chegada dos Convidados à Igreja de Nossa Senhora da Ajuda; 10h15 – Organização dos guiões e Estandarte Nacional na igreja; 10h30 – Missa na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda; 11h45 – Descerramento da Placa com nome de Rua “João Rosa Barranquinho”; 12h30 – Inauguração do Monumento na Rua Heróis do Ultramar; 13h – Almoço convívio e de aniversário do Núcleo no Restaurante “Magnetic”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha

Sardinhada nos Mosteiros

A povoação de Mosteiros, na freguesia de Vidais, festeja o São Pedro com uma sardinhada, no dia 29 de junho, pelas 20h00.

mosteiros

Dia Nacional do Mini Basquetebol no Nadadouro

O basquetebol do Sporting Clube das Caldas organizou os festejos do Dia Nacional do Mini Basquetebol, no dia 10 de junho, com a colaboração da Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro, em cujas instalações desportivas decorreram atividades.

basquetebol