No dia 28 de fevereiro, pelas 20h, será inaugurada a exposição nos Silos – Contentor Criativo, com maquetas dos projetos em desenvolvimento, seguindo-se um jantar temático no Maratona. No dia 1 de março, pelas 15h, haverá um debate público nos Silos.
Trata-se de um projeto de reflexão e exposição de propostas de intervenção no concelho das Caldas da Rainha. Há seis meses foi lançado o convite aos alunos do 5º ano do Curso de Arquitetura da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento de propostas que incidissem especificamente no território relativo às Juntas de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Santo Onofre e Foz do Arelho. Pretendia-se assim que se repensasse a estratégia urbana e que com esse exercício fossem desenvolvidas propostas académicas em torno de duas grandes áreas.
A primeira tem a ver com destinos urbanos, com definição das portas de entrada das Caldas a norte, sul e poente, a relação entre a área do Hospital Termal, o Parque D. Carlos I e o centro urbano, a ligação entre os dois lados da cidade “cortados” pela linha férrea e por uma melhor integração do complexo desportivo na cidade.
A segunda refere-se com os destinos no Oeste, nomeadamente quanto À requalificação da frente norte da Lagoa de Óbidos, a partir de opções que integrem circuitos de visita e lazer, requalificação paisagística dos espaços lagunares e das suas relações com a frente marítima, e melhor integração do núcleo urbano do Foz do Arelho no ecossistema global.
0 Comentários