A sessão foi dinamizada pelas formadoras da Sair da Casca, Teresa Moutinho, e da Entrajuda, Vanessa Santos, e contou com a participação de 23 alunos e quatro professores. Teve como principal objetivo formar os alunos para a temática do voluntariado, dar formação para as sessões que estes irão efetuar junto dos alunos do ensino básico e ajudar a estruturar o projeto de voluntariado da sua escola.
Dedicado a alunos do ensino secundário, o programa pretende sensibilizar toda a comunidade educativa para a prática do voluntariado como expressão de cidadania ativa, com oportunidades de aprendizagem e de participação que promovem não só a solidariedade, mas também a mobilidade, a curiosidade, a abertura e o empreendedorismo dos alunos.
O Programa Young VolunTeam foi Lançado em 2012 pela Caixa Geral de Depósitos em parceria com a Sair da Casca e a Entrajuda, e com o apoio da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência e do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia. A Caixa Geral de Depósitos assume um compromisso na sua política de envolvimento com a comunidade, no âmbito do desenvolvimento sustentável: Promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa através de três eixos estratégicos: Inovação social, cultura/educação e literacia financeira, tendo já desenvolvido diversos projetos inovadores de promoção do voluntariado.
O projeto pretende promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa, na qual os jovens são menos ativos a nível do voluntariado comparativamente aos restantes países europeus, segundo um estudo de 2010 da Comissão Europeia sobre o Voluntariado na U.E.. Neste sentido, a Caixa Geral de Depósitos espera com este projeto vir a contribuir para a melhoria do lugar ocupado por Portugal no ranking europeu de voluntariado jovem e constituir um caso de sucesso, que possa servir de exemplo para o desenvolvimento de novos projetos na área da responsabilidade social.
A edição piloto (2012/2013) do projeto, contou com a participação de 25 escolas de todo o país, que se inscreveram com grupos de três ou quatro alunos e um professor, que se destacassem pela sua forte capacidade de mobilização. Estes alunos atuaram ao longo do ano como embaixadores e agentes de mudança na escola, implementando as várias ações que lhes foram propostas no âmbito do programa e disseminando os valores do voluntariado não só entre os colegas, como junto de alunos de outros ciclos, das suas famílias e da comunidade local.
A edição anterior reuniu 101 alunos embaixadores, que mobilizaram 576 colegas nas suas escolas e dinamizaram 216 sessões de formação para o voluntariado em 51 escolas do ensino básico, envolvendo aí 1.504 alunos. Realizaram um total 164 ações, campanhas e projetos de voluntariado, desenvolvendo parcerias com as associações de pais, com outras escolas da localidade, associações, organizações não-governamentais, juntas de freguesia, lares e centros de dia, entre muitos outros. No total, envolveram 108 entidades beneficiárias e angariaram 50.687 kg de bens alimentares, 400 kg de tampinhas, 1.580 kg de papel para reciclagem, 1.175 kg de roupa, 834 kg de brinquedos, 1.083 kg de livros e ainda 6.774,00€.
No final da sessão na ETEO foram entregues todos os materiais de apoio ao desenvolvimento do projeto.
0 Comentários