Esta exposição conta com a presença de quatro maçãs de grandes dimensões, que pretendem mostrar a forma como os alunos vivem e entendem os afetos. Estas peças foram elaboradas pelos alunos do Complexo dos Arcos (no Atelier Criativo), pelos alunos da UAMO (Unidade de Apoio à Multideficiência de Óbidos) e pelos crianças dos Jardins de Infância do Arelho, Óbidos, A-da-Gorda e Usseira.
Para além da exposição, o Complexo Escolar dos Arcos aderiu a esta iniciativa e organizou um conjunto de atividades, como sessões fotográficas dos melhores abraços, dinamização da história “Quanto gosto de ti”, colocação de mensagens de afetos numa grande árvore localizada à entrada da escola, entre outras ações dinamizadas pela equipa da Biblioteca Escolar.
“A Maçã dos Afetos” é mais um projeto da área da saúde escolar – com atividades que contemplam as áreas da Educação para a Saúde, designadamente nas componentes afetivas, educação sexual e alimentação, entre muitas outras, numa experiência que envolve não só profissionais das áreas da educação, como também da área da saúde.
Em 2013, o projeto foi transversal às escolas/agrupamentos dos concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete e Alcobaça, ao qual aderiu a Associação de Produtores de Maçãs de Alcobaça, impulsionada pelas atividades da geminação entre as Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (ACES Arco Ribeirinho) e Zé Povinho (ACES Oeste).
0 Comentários