Cerca de 120 pessoas encheram o Salão Nobre da Câmara Municipal para prestar esta homenagem aos que durante anos partilharam os seus conhecimentos com os mais novos. Durante a cerimónia foi feita uma homenagem póstuma ao professor António Cristóvão Vieira, falecido no ano passado.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, elogiou todo o trabalho feito na área da educação no concelho, sublinhando que “mesmo mudando de vereador de educação e de mandato, não podíamos deixar de fazer esta homenagem” e agradeceu todo o empenho destes profissionais. “Os excelentes resultados dos alunos do concelho, nos exames nacionais, deve-se ao excelente trabalho dos professores”, destacou Tinta Ferreira.
Alberto Pereira, atual vereador da educação, também ele professor, salientou a importância do evento: “Hoje é um dia de festa, pois temos a possibilidade de estarmos juntos e de homenagearmos quem dedicou uma vida de trabalho às nossas crianças e à nossa juventude”.
O vereador reconheceu a importância da educação nas novas gerações bem como o trabalho desenvolvido pela Câmara e garantiu que as escolas terão todo o apoio possível por parte da autarquia. “Iremos manter o apoio nas AEC’S (Atividades Extra-Curriculares) e asseguraremos transportes para a atividade física e o aluguer das instalações que não as municipais”, não esquecendo o serviço de refeições, “estando previsto serem servidos 270 mil almoços neste ano letivo” às crianças das várias escolas.
A autarquia pretente ainda patrocinar projetos acordados com os agrupamentos como é o caso da “sensibilização da língua inglesa” e o projeto de “saúde em contexto escolar”, com apoios especializados como a terapia da fala a “alunos com necessidades especiais” bem como “disponibilização de um psicólogo especialista em problemas comportamentais e disciplinares”, referiu o vereador da educação.
Está em curso um protocolo com a Associação Industrial Portuguesa, que visa sensibilizar as crianças para o empreendedorismo e para a realidade empresarial. Para além da sensibilização das crianças para o suporte básico de vida, ministrado pelos enfermeiros do INEM. O Programa de Distribuição de Fruta Escolar avança a partir de março.
Estão previstas requalificações de espaços escolares, com intervenções na escola do Reguengo da Parada, de Tornada, da Encosta do Sol, do Avenal e dos Arneiros, “com valores que irão até cerca de 3 milhões e meio de euros, candidatos a fundos comunitários”, referiu Alberto Reis Pereira.
Ainda neste capítulo, Alberto Pereira fez saber que no dia 26 de março vai realizar-se o Dia Paralímpico na Escola – aberto à comunidade – e que contará com a colaboração da Escola Bordalo Pinheiro e o Comité Paralímpico Nacional. Divulgar as modalidades desportivas Paralímpicas é o objetivo.
Este ano a animação cultural ficou a cargo do músico, compositor e intérprete Fernando António dos Santos. O artista, atualmente nas Caldas da Rainha, depois de ter vivido os últimos dois anos em Londres, agradeceu à Câmara o convite e “ao público das Caldas por me ter acolhido tão bem”, disse.
Seguiu-se um jantar convívio entre os docentes e ex-docentes no restaurante “A Lareira”.
0 Comentários