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Marca portuguesa inspirada nas ondas da Nazaré

Inês Lopes

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Um grupo de três jovens empreendedores criou a marca N30, de roupa e acessórios ligados ao surf, inspirada nas ondas da Nazaré.
Dois dos jovens empreendedores

A ideia da criação da marca deveu-se sobretudo à paixão pelo surf e pelo mar, bem como facto de ambos terem como objetivo um rendimento extra. Os jovens Xavier Pereira, 30 anos, Diogo Carvalho, 27 anos, e Filipe Loureiro, 36 anos, inspiraram-se na onda com mais de 30 metros surfada pelo norte-americano Garrett Mcnamara na Nazaré, a 28 de Janeiro de 2013, para desenvolverem a marca.

Criada nessa altura, inicialmente surgiu com o nome Nazaré 30, e com base operacional nesta vila. Contudo, o objetivo era expandir as vendas para alguns dos centros nevrálgicos deste desporto em Portugal, como Peniche, Linha de Cascais e Costa da Caparica. Neste sentido os jovens optaram por renomear a marca de N30.

O principal canal de vendas da marca é a loja online, no site (www.n30.pt) e no Facebook (www.facebook.com/n30.pt). Mas abertura de lojas físicas não está posta de parte. “Estamos em negociações com lojas na Nazaré e noutros pontos do país”, disse Diogo Carvalho, um dos jovens empreendedores. O grande objetivo da empresa é estar presente em todos os “hot spots de surf do país”, como é o caso das Caldas da Rainha e Peniche.

A N30 tem vários artigos de roupa e acessórios como t-shirts, sweat-shirts, bonés, sapatilhas, entre outros. O processo de fabricação não é 100% português. “Infelizmente não tem sido fácil fabricar as peças somente em Portugal. Estamos a trabalhar nesse sentido”, explicou Diogo Carvalho.

Apesar do projeto ser recente, os três jovens garantem que têm tido sucesso relativamente às vendas e “nestes primeiros meses de facturação ultrapassámos as expectativas”. O dinheiro investido no projecto foi de fundos dos próprios jovens, com ajuda de familiares.

Os jovens, amantes de surf, têm como objetivo a longo prazo “ser uma marca de referência de surfwear (vestuário de surf) em Portugal. Obviamente que consideramos também o mercado internacional, mas numa fase mais avançada do projeto”.

Outra das apostas da marca N30 é apoiar uma equipa de atletas masculinos, onde se destacam nomes como Diogo Pedro Roque, Diogo Mota, Rodrigo Campos e Bruno Bilro, havendo também a pretensão de criar uma equipa feminina, em breve.

Parte integrante da filosofia da N30 são igualmente as vertentes sociais e ecológicas, tendo realizado já algumas campanhas, como limpeza de praias, e apoiado causas, nomeadamente relacionadas com pessoas com mobilidade reduzida que queiram ter experiências no surf.

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