Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

“Gala Careca Power” procurou dar boa disposição aos doentes com cancro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
ma das armas da luta contra o cancro é…o humor.
Marine Antunes, fundadora da Associação Cancro com Humor

Não se encontra aí a solução mas a boa disposição e a procura da felicidade são consideradas essenciais para atingir essa meta. É isso que defende a Associação Cancro com Humor, fundada no ano passado por uma ex-doente oncológica, que com este projeto recebeu o Prémio Jovem Inspirador 2013 (escalão 18-23 anos).

Marine Antunes organizou no passado sábado, no Centro da Juventude das Caldas da Rainha, a “Gala Careca Power”, com um misto de conversas humorísticas, ao estilo do stand up comedy, por Sofia Bernardo, passando por momentos musicais com o professor Pedro Castelhano e seus alunos, e até testemunhos sobre o cancro, inclusive uma homenagem a uma doente falecida.

“Queremos inspirar os doentes oncológicos, para que sintam mais força e otimismo. Não queremos desvalorizar, pois sabemos que não é fácil lidar com o cancro, mas a esperança é a última a morrer”, manifestou Marine Antunes.

“Eu tive cancro, daí ter fundado o projeto. O humor é um estado de espírito, é a vontade de estarmos bem e sermos felizes, não é só a piada. É uma ferramenta essencial e é isso que pretendemos transmitir, promovendo atividades artísticas e lúdicas”, adiantou.

“Cancro com Humor quer chegar aos carequinhas e ex-carequinhas através da arte, das atividades, escrita, da oralidade, do humor e da verdade do discurso. Porque é preciso saber como viver no mundo do cancro. Porque é preciso que os doentes sejam bem dispostos”, argumenta a associação, que está a organizar galas, palestras humorísticas em hospitais, universidades e associações, uma campanha de inspiração com fotografias de doentes oncológicos a sorrir e vai estrear a 16 de março uma peça de teatro infantil.

O caldense António Santos, cujo filho, Pedro Abranches, de 23 anos, está a ser acompanhado pela ECCI (Equipa de Cuidados Continuados Integrados) nas Caldas da Rainha, também sustenta que “o cancro é uma situação dramática que também de ser ultrapassada com humor”.

“O humor não é uma solução, não é o que nos vai garantir que nos vamos salvar, mas torna mais fácil se virmos algum humor nas situações e se nos podermos rir e tivermos um espírito positivo”, afirma Pedro Abranches.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista