Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

“Pontos de Vista” comenta sondagem sobre as eleições europeias

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na emissão da semana passada, o programa “Pontos de Vista” (uma parceria MAIS OESTE RÁDIO/JORNAL DAS CALDAS), analisou uma sondagem CM/Aximage que apresentava a possibilidade da coligação PSD/CDS-PP poder ganhar as eleições para o Parlamento Europeu marcadas para 25 de maio, apesar da crise que o país atravessa.
Edgar Ximenes, do MVC

PSD e CDS coligados obtêm 37,1% das intenções de voto, contra 35,5% do PS, de acordo com essa sondagem realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, e a abstenção atinge os 60,8%, o que faz aumentar consideravelmente as margens de erro, pelo que tanto o PSD/CDS quanto o PS podem ganhar. Nesta sondagem a CDU desce de 10,7 para 9,2% e o BE de 10,7 para 6,9%. Segundo a ficha técnica, foram feitas 601 entrevistas telefónicas (279 a homens e 322 a mulheres), 137 no Interior, 251 no Litoral Norte e 213 no Litoral Centro Sul, 157 em aldeias, 205 em vilas e 239 em cidades.

Para José Carlos Faria, da CDU, “há sondagens há para todos os gostos e esta dá resultados insólitos e parece muito falível”.

Edgar Ximenes, do MVC, apontou que “era de esperar com tanta austeridade, sacrifício e sofrimento, que o PS conseguisse sair claramente vencedor. Mas perante este equilíbrio é uma derrota do PS, que não se consegue afirmar como alternativa”.

António Cipriano, do PSD, entende que a população pensará “para quê mudar se a alternativa é pior”.

“Vamos esperar para ver”, declarou José Correia, do BE, assegurando que “vamos preparar as Europeias para construir uma verdadeira alternativa de esquerda”.

José Carlos Abegão, do PS, comentou que “neste momento o Governo precisa de uma sondagem destas como de pão para a boca. É uma sondagem mentirosa”.

“As sondagens valem o que valem”, disse Rui Gonçalves, do CDS-PP. “Não houve nenhuma sondagem que desse uma diferença superior a 3% em relação ao PS e PSD. Mas mesmo que ganhe com estes números, é mau para o PS, porque este deve ter sido o Governo mais impopular desde o 25 de abril”, frisou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0