O curso visa promover a formação de autores que pretendam definir uma prática cinematográfica singular, explorar modelos de produção flexíveis, e criar uma linguagem audiovisual própria e coerente, focada nas estratégicas artísticas no âmbito da ficção, do documentário, do filme-ensaio, do cinema experimental, ou das passagens entre estas diversas áreas de trabalho.
O ciclo de estudos garantirá um treino específico de competências nos domínios da inovação das estruturas de produção, da metodologia e escrita de projeto, do uso das tecnologias audiovisuais digitais como forma de registo ensaístico, documental ou ficcional, e como meio de investigação e experimentação cinematográfica. Durante a pós-graduação, cada estudante será desafiado a realizar um filme desenvolvido num contexto interdisciplinar que visa testar as competências técnicas, formais e conceptuais adequadas a cada projeto individual.
Ao longo da componente letiva, o curso pretende incentivar a expressão e o desenvolvimento de uma visão pessoal, capaz de compreender e adequar as etapas de realização de um filme, desde a escrita, à montagem, passando pela rodagem e às necessidades específicas de cada projeto cinematográfico. Esta pós-graduação será ministrada por docentes especializados, com a presença de cineastas e artistas convidados.
“A pós-graduação em Cinema de Autor quer igualmente incentivar o diálogo com cineastas, artistas e investigadores convidados, através da organização de eventos com formas diversas – conferências, seminários, workshops, masterclasses e projeções comentadas de filmes”, explica Susana Rodrigues, diretora da ESAD.CR. “Estas iniciativas estarão abertas à comunidade escolar e a todos os potenciais interessados, artistas, cineastas e docentes. Um dois eixos igualmente diferenciadores desta pós-graduação são as parcerias e os apoios da comunidade artística audiovisual, designadamente o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), o Festival de cinema INDIE Lisboa (o Festival Internacional de Cinema Independente), e as produtoras TERRATREME e Som e Fúria».
A pós-graduação conta com a programação de iniciativas elaboradas em estreita articulação com os temas e preocupações da pós-graduação, com uma autonomia própria.
As candidaturas podem ser realizadas online em www.candidaturas.ipleiria.pt até ao dia 3 de fevereiro.
A ESAD.CR encontra-se vocacionada para o ensino das artes e do design e é frequentada por cerca de 1300 estudantes de licenciatura e mestrado. A escola possui instalações técnicas modernas e pedagógicas com ateliês e estúdios dedicados, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, gráfica, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital. A qualidade das criações e produções desenvolvidas nos vários cursos, assim como a participação dos estudantes e docentes em concursos nacionais e internacionais, têm sido reconhecidas com inúmeros prémios.
0 Comentários