A exposição permanente do Museu reúne um conjunto de peças do século XVI ao século XX, segundo uma ordem cronológica e temática, onde se destacam núcleos de cerâmica das Caldas da Rainha assim como uma síntese representativa de vários centros do país e do estrangeiro.
Perante este acervo, o Serviço Educativo do Museu da Cerâmica pretende divulgar e sensibilizar o público escolar para o valor patrimonial de uma das atividades mais antigas na história da humanidade, que é a cerâmica.
Há visitas guiadas à exposição permanente, temporárias e jardim do Museu da Cerâmica, consoante a idade e o nível de escolaridade dos visitantes.
Todos os meses o Museu da Cerâmica seleciona uma peça de cerâmica da sua exposição permanente e convida o público em geral a ir conhecê-la.
A visita ao Jardim do Museu proporciona situações de aprendizagem de sensibilização dos visitantes para a importância da paisagem em termos estéticos, éticos e patrimoniais.
Existe uma visita temática a um conjunto de dez peças significativas do acervo do Museu da Cerâmica, que contam uma história e que caraterizam os autores, aproximando o público deste património cultural local de elevado interesse artístico.
O Museu da Cerâmica tem um percurso tátil destinado a cegos e pessoas com baixa visão, através de dez peças (reproduções) da coleção, permitindo ser tocadas e exploradas durante a visita. Tabelas e guias descritivos em Braille e em formato aumentado estão disponíveis para consulta nas salas.
O Museu oferece o bolo de Aniversário e proporciona diversas atividades lúdicas e educativas: Atelier de Expressão Plástica com Desenho e Pintura Criativa, que consiste na elaboração de azulejos criativos a partir das formas de decoração das peças de cerâmica do acervo do Museu, e o Jogo da Descoberta.
0 Comentários