Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C

Alunos de Óbidos fazem documentários sobre realidade escolar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Serão apresentados, no próximo dia 31, pelas 21 horas, no auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, oito documentários, no âmbito da “Operação Stop”, feitos pelos alunos das escolas de Óbidos, Vila Nova da Barquinha, Mondim de Basto e Paredes.

A “Operação Stop” é um projeto em que os alunos participam em todas as etapas de realização de um documentário, que reflete sobre a realidade escolar. O projeto foi desenvolvido em parceria com as Câmaras Municipais de Óbidos, Mondim de Basto, Paredes e Vila Nova da Barquinha e com as escolas Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Agrupamento Vertical de Escolas de Mondim de Basto, Escola Secundária de Vilela e Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

O projeto “Operação Stop” juntou grupos de professores e alunos em torno de uma oficina de vídeo para refletir sobre a realidade escolar e construir, a partir dela, pequenos documentários com mensagens contraditórias. Desta forma, a identificação dos fatores que condicionam a realidade escolar – instalações, equipamentos, relação professores/alunos, projetos extracurriculares, envolvimento dos encarregados de educação, parcerias com outros agentes locais… – tanto os que se constituem como fatores de inibição da inovação, como os que, pelo contrário, podem ser considerados como incentivos à modernização e ao desenvolvimento, servem de base para a construção de visões opostas sobre essa mesma realidade.

Ao envolver os alunos em todas as etapas da produção do documentário – guião, storyboard, escolha e preparação de cenários, condução de entrevistas, textos, filmagem e edição – o projeto utiliza o processo de realização dos vídeo documentários como estratégia de aprendizagem.

No dia 5 de março serão apresentados, na Fundação Calouste Gulbenkian, os oito documentários que foram produzidos pelas escolas envolvidas. Estarão presentes alguns dos alunos e professores participantes. A apresentação dos documentários será seguida de um debate.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala do Empreendedorismo premiou trabalho de alunos

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, em parceria com o Município das Caldas da Rainha, realizaram a Gala do Empreendedorismo, no dia 10 de maio, no auditório da Expoeste, destacando o trabalho de alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e cursos tecnológicos.

gala