Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Carnaval de Veneza produzido na região Oeste

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Carnaval de Veneza é o mais recente projeto do escultor e especialista em efeitos especiais, Jorge Gameiro. As 25 esculturas que remontam ao século XVIII são totalmente fabricadas na região Oeste, nomeadamente nas Caldas da Rainha e em Torres Vedras.
Escultura do Carnaval de Veneza

Nas Caldas da Rainha, o escultor contou com a colaboração dos irmãos Constantino. “Colaboram em todos os projetos que envolvam figuras realistas. Conheço o trabalho deles há 20 anos, são muito talentosos e criativos. Se tivessem nascido em Inglaterra ou nos EUA, seriam certamente reconhecidos em todo o mundo”, disse Jorge Gameiro. O projeto também conta com o talento de toda a equipa da empresa Impacto Visual, sedeada em Torres Vedras, que executou a escultura de uma gôndola do século XVIII com 10 metros.

São cerca de 30 profissionais envolvidos no projeto, entre escultores, técnicos de automação para os sistemas de comando, técnicos de mecânica, técnicos de moldes, técnicos de fibra de vidro, técnicos de silicone, artistas para os efeitos, make-up (cabelo, maquilhagem), figurinos, carpinteiro e, serralheiros.

Carnaval de Veneza é um projeto sobretudo artesanal, apenas 10% tecnológico. “As 25 personagens do século XVIII serão distribuídas por vários palcos e no centro será exposta a gôndola”, descreveu o escultor.

As esculturas serão utilizadas por uma das maiores empresas de eventos do Brasil, a D32, numa exposição itinerante. Posteriormente serão expostas no hotel The Venetian Macao Resort Hotel, em Macau.

Jorge Gameiro é licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e requisitado por várias empresas para a realização de projetos artísticos, com mão de obra portuguesa. “Existem vários projetos a serem negociados para o Brasil. O mais importante é uma produção para a TV Globo, de caricaturas de bonecos autónomos e robotizados manipulados através de telemetria, de personalidades brasileiras e internacionais”, revelou, indicando ainda que “também existe um projeto para uma exposição sobre a História do Brasil, descobridores das Américas e gladiadores”.

Jorge Gameiro considera que área da indústria tem de ser valorizada. “Não são as empresas com base tecnológica que ajudarão o desemprego a diminuir e poderão oferecer emprego em grande quantidade, mas sim a indústria, onde a mão de obra é especializada, mas a maioria dos trabalhadores não tem qualquer especialização”, concluiu o escultor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia