O Bowling Caldas foi o local escolhido para o evento, que contou com a presença de Sabrina Ribeiro, do Gabinae, Teresa Henriques, cake designer e coordenadora pedagógica da academia, Francisco Henriques, gestor de formação, Elisabete Caseiro, cake designer, Cristiano Louro, formador em massas e recheios, chefe de pastelaria e cake designer, Luísa Alves, formadora em pintura e cake design, chef de pastelaria e cake designer, Vasco Santos, formador na área de higiene e segurança alimentar, e Eduardo Cerqueira, formador na área do chocolate e isolmate, chef de pastelaria e chef chocolatier.
Durante a gala, os 17 formandos que frequentaram o curso intensivo de cake designer receberam os seus certificados bem como a respetiva nota final. Foram também apresentados os bolos de cada aluno referentes ao projeto final, onde se destacaram as formandas Ana Coutinho e Piedade Menezes, que obtiveram 18 valores.
O curso de cake designer está dividido em quatro módulos e tem um total de 120 horas ministradas, durante quatro semanas, oito horas por dia, de segunda a sexta.
Teresa Henriques destacou a importância da certificação profissional na área do cake design. “Estamos a falar de um bem alimentar e os profissionais devem ter conhecimentos da combinação dos ingredientes bem como a higiene e segurança alimentar”, disse. A cake designer referiu que “como chef de pastelaria chocava-me não haver certificação nesta área. O curso certificado é essencial, pois o aluno tem que aprender todas as fases de realização do produto, desde cozer um bolo, a recheá-lo e a decorá-lo.
Salientou ainda que a Academia Profissional de Cake Designers é atualmente a única entidade na Europa que forma cake designers. ”É um prestígio e uma honra poder pertencer a esta academia. Sinto-me muito orgulhosa, porque o cake design era uma área que estava ao abandono”, comentou.
O empenho dos formandos e dos formadores foi destacado pela academia profissional através de um vídeo com a compilação de fotografias tiradas durante a formação, em workshops e em apresentações dos trabalhos realizados pelos formandos. Os formandos aproveitaram a oportunidade para agradecer aos formadores toda a dedicação e empenho e como tal também entregaram um certificado original e exibiram um vídeo com fotografias tiradas ao longo do curso, com mensagens de reconhecimento.
Teresa Henriques é também formadora oficial de cake design de empresas de renome como Sodifer, Dekor e Prodite Zeelandia e dá formação em todo o país e no estrangeiro. Com dois livros na área do cake design, “Doces momentos” lançado em março de 2012 e “Great moments” lançado em setembro de 2013, a autora sente-se feliz com o sucesso da sua última obra. “Tem sido um sucesso, tenho tido imensas encomendas através do facebook e do site. O livro foi sem dúvida uma boa aposta, pois está muito bem colocado”, concluiu a cake designer.
0 Comentários