Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 11° C

Secretário-geral da FNE veio conhecer trabalho da Infancoop e do Cencal

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O secretário-geral da FNE (Federação Nacional da Educação), João Dias da Silva, e o vice secretário-geral da FNE e presidente do sindicato dos professores da zona centro (SPZC), José Ricardo, bem como alguns elementos do SPZC, visitaram, no passado dia 10, a Infancoop - Cooperativa de pais trabalhadores para o apoio à infância e o Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica das Caldas da Rainha.
João Dias da Silva veio conhecer instituições caldenses

“O objetivo deste dia de trabalho da FNE com o SPZC é estarmos mais próximos e conhecermos melhor as realidades educativas da região. Podermos ver quais são as dificuldades, os problemas e as valências que temos”, explicou João Dias da Silva.

Durante cerca de duas horas Susana Maria, presidente da direção da Infancoop e Mónica Batista, diretora de qualidade daquela instituição, mostraram aos membros da FNE e do SPZC as instalações no Bairro dos Arneiros.

A instituição abrange mais de 250 crianças que frequentam a creche, pré-escolar, 1º ciclo e ATL integrado e conta com 46 profissionais qualificados.

Seguiu-se uma reunião nas instalações da Infancoop, onde Susana Maria e Mónica Batista explicaram a realidade vivida pela instituição, nomeadamente a falta de verbas por parte dos pais e encarregados de educação, muitos deles em situação de desemprego, o que preocupa a direção.

João Dias da Silva lamentou as dificuldades financeiras da Infancoop e referiu que “é uma instituição modelo, na nossa perspetiva, em termos da sua operacionalização física, da sua organização pedagógica e da responsabilidade que os pais assumiram relativamente à manutenção de uma oferta educativa de qualidade, por isso a escolhemos para visitar”.

A jornada do secretário-geral da FNE terminou com uma visita ao Cencal, instituição de formação e de apoio técnico-pedagógico, vocacionada para o setor da indústria cerâmica portuguesa.

Ana Bica, diretora do Cencal, e Pedro Paramos, diretor dos serviços de formação, fizeram uma visita guiada às instalações, onde explicaram o funcionamento dos ateliês de modelação cerâmica, pintura e decoração cerâmica e madeira.

Ao longo da visita Ana Bica e Pedro Paramos exprimiram as suas preocupações perante as dificuldades do setor, o desemprego e a exclusão social. A implementação de formações noutras áreas fora do âmbito da cerâmica, como é o caso das línguas estrangeiras, contabilidade, higiene e segurança, secretariado, entre outras, também foi tema de destaque desta visita.

O secretário-geral da FNE lamentou o número elevado de desemprego na área da cerâmica. “Portugal tem um elevado número de adultos desempregados e temos pessoas que estão empregadas com baixos níveis de qualificação e é preciso que haja ofertas formativas. Estas devem ser organizadas em parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o ministério de educação, o que não está acontecer atualmente”, afirmou.

O responsável declarou que “é preciso encontrar uma estratégia de futuro para a indústria e para os trabalhadores do setor. Por isso achamos fundamental que se criem expectativas de formação”.

“O Cencal é para nós muito importante, como espaço de crescimento de qualificações da população da região e maior possibilidade de emprego para essas pessoas”, indicou João Dias da Silva.

O secretário-geral da FNE terminou a sua jornada de trabalho prometendo comunicar as preocupações vividas pelas instituições. “Levaremos para o ministério da educação aquilo que é o resultado desta e de outras visitas. Temos vários patamares de intervenção com o ministério de educação, relativamente à legislação, organização e gestão das escolas”, revelou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.

Trocar papel velho por plantas

Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.

papel