Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Pescadores de Peniche registam quebra de 50% nos negócios

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O setor da pesca em Peniche, onde o mau tempo deixou a maioria das embarcações sem irem ao mar durante oito dias, registou uma quebra de 50% nos negócios face aos mesmos dias do ano passado, segundo a Docapesca.

Nos dias úteis entre 24 de dezembro e 7 de janeiro, período em que grande parte dos barcos não saíram para o mar, de acordo a Associação Mútua dos Armadores de Peniche (AMAP), os pescadores venderam em lota metade do peixe por comparação a igual período do ano anterior.

Devido ao mau tempo, 150 embarcações que operam a partir do porto de Peniche, 80 das quais associadas da AMAP, ficaram impedidas de ir ao mar, à exceção da pesca de arrasto.

Dias sem trabalho que “foram prejudiciais ao setor, porque os armadores não tiveram qualquer rendimento que ajudasse a pagar encargos fixos que não podem deixar de pagar”, como impostos, segurança social, seguros e despesas de manutenção dos barcos, disse à agência Lusa Humberto Jorge, presidente da AMAP.

Dados da Docapesca apontam para cerca de 314 toneladas de peixe vendidas, o que se traduziu numa vantagem económica para os pescadores de 591 mil euros. No mesmo período do ano anterior, foram vendidas 389 toneladas de pescado e faturado mais um milhão de euros.

.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.