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Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro Por: Luís Manuel Tudella

EXCLUSIVO

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22ª. Moeda 150 Anos da Primeira Linha Férrea Lisboa - Carregado 8 Euros

As características desta moeda são as seguintes:

Anv: Apresenta no campo a bandeira nacional ondulante, possuindo por baixo o valor facial da moeda “€ 8”, orlada na base com a legenda “República Portuguesa”.

Rev: Apresenta por fundo a estilização de uma linha de caminho de ferro ladeado à esquerda pelo brasão da cidade de Lisboa e à direita pelo da cidade do Carregado, circundados pela legenda “150 Anos da Primeira Linha Férrea Lisboa Carregado, 1856-2006”.

Autor: Hélder Batista.

Moeda corrente de prata:

Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 500/1000; bordo, serrilhado (100.000 exemplares).

Moedas de Prata proof:

Valor facial 10 Euro; 36 mm de diâmetro; 31,10 g de peso; toque 925/1000; bordo, serrilhado. (15.000 exemplares).

Historial

Em 28 de outubro de 1856, inaugurou-se o caminho de ferro de Portugal, com a 1ª linha férrea de Lisboa ao Carregado.

Desta inauguração, transcrevo uma passagem do livro de memórias da Marquesa de Rio Maior (que à data era ainda criança):

”Vou narrar o que me lembra do solene dia da inauguração que, enfim, chegou. Minha mãe não quis ir ao banquete do Carregado. Mas foi comigo para um cerro fronteiro à estação de Alhandra ver a passagem do comboio (….). Finalmente, avistámos ao longe um fumozinho branco, na frente de uma fita escura que lembrava uma serpente a avançar devagarinho. Era o comboio? Quando se aproximou, vimos que trazia menos carruagens do que supúnhamos. O comboio parou por um momento na estação, de onde se ergueram girândolas estrondosas de foguetes (…).Só no dia seguinte ouvimos o meu pai contar as várias peripécias dessa jornada de inauguração. A máquina (…) não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram; e fora as largando pelo caminho. Creio que se o Carregado fosse mais longe e a manter-se uma tal proporção, chegava lá a máquina sozinha ou parte dela. (…) Meu pai passou para a carruagem real, na qual chegou ao Carregado, onde assistiu aos festejos e comeu lautamente, porque o banquete era farto “.

Com esta inauguração, a máquina a vapor substituiu as faluas do Tejo, e, igualmente, os serviços regulares das carreiras da mala-posta, o que foi uma evolução enorme nos meios de transporte de pessoas e bens, tornando-o mais célere e seguro.

Pequena resenha da construção das linhas de caminho de ferro, desde a inauguração no ano de 1856, até à abertura da exploração da linha de caminho de ferro de Torres Vedras a Leiria, no ano de 1887

28-10-1856 Inauguração do troço entre Lisboa e Carregado, na Linha do Leste.

01-02-1861 Abertura à exploração dos troços entre o Barreiro e Vendas Novas, na Linha do Sul e do troço entre Pinhal Novo e Setúbal, na Linha do Sado.1861 A bitola da via da Linha do Leste é alterada de 1,44 m para 1,67 m.08-06-1863 Abertura à exploração do troço entre Estarreja e Gaia, na Linha do Norte.14-09-1863 Abertura à exploração do troço entre Casa Branca e Évora, na Linha de Évora.24-09-1863 Abertura à exploração da Linha de Lisboa à fronteira. Conclusão da Linha de Leste.1864 A bitola da via da Linha do Sul é alterada de 1,44m para 1,67m.01-05-1865 Inauguração da estação principal das Linhas do Leste e Norte, Lisboa-Santa Apolónia. 02-07-1873 Inauguração da Linha de Sintra. 05-01-1875-O início da construção da Ponte Maria Pia sobre o Rio Douro, na Linha do Norte. 21-05-1875 Abertura à exploração do troço entre Campanhã e Nine, na Linha do Minho e do Ramal de Braga.22-06-1875 A Companhia Real decide substituir os carris de ferro por carris de aço.30-07-1875 Abertura à exploração do troço entre Ermesinde e Penafiel, na Linha do Douro.04-11-1877 Inauguração da Ponte Maria Pia sobre o Rio Douro, na Linha do Norte.05-11-1877 Abertura à exploração do troço entre Gaia e Campanhã, na Linha do Norte. 04-04-1880 Abertura à exploração do troço entre Régua e Ferrão, na Linha do Douro.01-06-1880 Abertura à exploração do troço entre Ferrão e Pinhão, na Linha do Douro.06-06-1880Abertura à exploração do Ramal de Cáceres.01-07-1882 Abertura à exploração da Linha da Beira Alta, entre Figueira da Foz e a fronteira de Vilar Formoso.03-08-1882 Inauguração oficial da Linha da Beira Alta.06-08-1882Abertura à exploração do troço entre Segadães e Valença, na Linha do Minho.12-10-1882 Contrato entre o Governo e o “Sindicato Portuense” (conjunto de bancos do Porto), para a construção da linha férrea de Salamanca a Barca de Alva e de Salamanca a Vilar Formoso.01-09-1883 Abertura à exploração do troço entre Pinhão e Tua, na Linha do Douro.31-12-1883 Abertura à exploração do troço entre Trofa e Vizela, na Linha de Guimarães.14-04-1884 Abertura à exploração do troço entre Vizela e Guimarães, na Linha de Guimarães.1885 Abertura à exploração da segunda via do troço entre Campolide e Cacém, na Linha do Oeste.1886 Inauguração da Ponte Internacional de Valença.25-03-1886 Abertura à exploração do Ramal Internacional entre Valença e a fronteira.10-01-1887 Abertura à exploração do troço entre Tua e Pocinho, na Linha do Douro.02-04-1887 Abertura à exploração do troço entre Alcântara-Terra e Cacém, na Linha do Oeste, e do Ramal de Sintra (Cacém e Sintra).21-05-1887 Abertura à exploração do troço entre Cacém e Torres Vedras, na Linha do Oeste.

Início das obras de construção do Túnel do Rossio. 01-08-18771 Abertura à exploração do troço Torres Vedras a Leiria, na Linha do Oeste.

Bibliografia:

http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2011/05/inauguracao-dos-caminhos-de-ferroem.htmlhttp: //www.refer.pt/MenuPrincipal/TransporteFerroviario/CaminhodeferroemPortugal.aspx.Llivro de memórias da Marquesa de Rio Maior.

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