Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Câmara de Óbidos prepara escola municipal com encarregados de educação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Complexo Escolar dos Arcos, em Óbidos, foi palco, na noite do passado dia 9, de uma reunião entre a Câmara e os encarregados de educação, para a preparação da escola municipal.

“Deve ser construída com o contributo de todos e estamos empenhados numa discussão participativa do modelo pedagógico a implementar. Consideramos essencial a aproximação de todos os intervenientes no processo educativo”, foi a mensagem dirigida aos encarregados de educação com o objetivo de “iniciar a discussão e construção participada da escola municipal”.

Óbidos terá a primeira escola municipal do país com total autonomia pedagógica, que se espera arranque no próximo ano letivo, num projeto-piloto em que será maior a responsabilidade do município na educação.

Segundo Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, a base da escola municipal, que vai abarcar todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao 12.º ano, “é ter uma autonomia pedagógica”.

A grande novidade deste projeto-piloto passa por uma organização curricular adaptada ao contexto local, o que permitirá criar disciplinas próprias adaptadas à região. O autarca defende que essa diferença é uma mais-valia.

De acordo com o edil, “o que nos baliza são as metas de aprendizagem do currículo nacional”, salvaguardando o cumprimento do número total de horas legalmente estabelecidas para cada ano, nível e modalidade de formação.

Os professores do quadro mantêm-se ligados ao Ministério da Educação, sendo que todos os outros professores necessários serão contratados pelo Município de Óbidos de acordo com o perfil traçado para dar resposta às exigências do projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

vidais2novo

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto