Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C

Presépios das Gaeiras surpreendem pela originalidade

Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está patente até 6 de janeiro a 7ª Grande Exposição de Presépios da Vila de Gaeiras, no Externato Vidas em Flor, na rua da Corujeira. 96 artistas representam a sagrada família com bastante originalidade, utilizando materiais tão diversos como cascas de ovos, restos de aparas da lápis, meias de senhora, cera, plantas naturais, lãs, joalharia, entre outros.
Exposição no Externato Vidas em Flor

Os participantes “deram asas à imaginação e há uma grande criatividade, em alguns casos com materiais reciclados que permitem um aproveitamento pedagógico”, referiu Eduardo João, comissário da exposição.

“O principal objetivo era reanimar o mercado local e ajudar a escoar o produto. Alguns fizeram o presépio como complemento da reforma”, relatou. Foram reunidos 2540 presépios. O maior de todos pertence a Américo Barros, de 78 anos. Ocupa quatro metros quadrados e tem 2,80 metros de altura. É animado.

“Sou um apaixonado pelo natal, desde 4 anos, quando uma senhora de 90 anos me ofereceu um menino jesus. A partir daí comecei a fazer presépios no canto da cozinha ou do quarto. Elogiam-me mas também há quem desconfie que não fui eu que fiz, duvidando da minha figura”, contou.

Existem artesãos no local a trabalhar ao vivo, como Paula Clemente, Cristina Carreira, José Tanganho, Anabela e Nuno Justino.

“As pessoas deixam sugestões, por exemplo, para colocar o menino ao colo de São José e não no colo de Maria. Já fiz isso e tem grande procura, porque é original”, descreveu Paula Clemente.

Esta mostra tem captado a atenção de colecionadores nacionais e estrangeiros e têm sido muitos os visitantes, de vários pontos do país.

Maria do Rosário, de Abrantes, considerou que estão ali “trabalhos lindíssimos”. “É um espetáculo e vale a pena vir ver”, afirmou.

Francisco Gomes (texto)

Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas em Óbidos

A secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levou a cabo a 2ª. Edição do Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas, no Pavilhão Municipal, no passado dia 26, reunindo nove equipas e 108 atletas, com idade igual ou superior a 30 anos. A vitória coube à equipa Buzz (Marinha Grande).

veteranas1

Acrotramp Clube de Caldas campeão nacional na categoria de juvenis

A equipa da categoria de juvenis do Acrotramp Clube de Caldas, constituída por Rita Laranjeira, Zoe Mendes, Lara Murtinho e Madalena Gonçalves sagrou-se campeã nacional. Rita Laranjeira é campeã nacional em trampolim individual. Zoe Mendes e Andreia Berto (seniores) alcançaram o pódio no 3º lugar. Rita Laranjeira e Lara Murtinho ficaram em 3º lugar em trampolim sincronizado.

Acrotramp1