Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Presépio animado no santuário do Senhor Jesus da Pedra

Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um pedreiro desempregado de 44 anos montou um presépio gigante no interior de uma das principais igrejas de Óbidos. Entre as mais de 500 peças, estão 50 figuras com movimento e cenários animados.
Sacristão a tocar o sino

O presépio de 150 metros quadrados pode ser visitado no santuário do Senhor Jesus da Pedra, um templo religioso do séc. XVIII.

À entrada um pastor dá as boas vindas. Entra-se no santuário e ali está o presépio concebido por Rui Martins. O sonho de fazer presépios começou ainda pequeno. O pedreiro desempregado lembra-se que na escola poupava o dinheiro do almoço para comprar as peças do primeiro presépio que fez e que colocou na igreja matriz da sua terra, Alguber, no Cadaval.

Rui Martins cresceu e o curso de eletricidade e eletrónica que tirou na Força Aérea e a área da construção civil onde trabalhou deram-lhe conhecimentos para agora criar um presépio animado.

“Temos um moleiro de moinhos de água e de vento que pertencem à nossa história, o ferreiro, o senhor a tirar água da picota, a senhora a amassar o pão, o serrador, o sacristão a tocar o sino, as quedas de água, as fontes e tudo mais”, descreve.

Segundo o autor, “estão retratadas profissões do passado para que não seja só um presépio, mas também uma aula de história para todas as pessoas que aqui venham”.

A instalação do presépio é uma iniciativa da Óbidos.com. Luís Cajão, presidente desta associação empresarial, recorda que “Óbidos sempre teve ao longo dos séculos uma tradição à volta do presépio. Era hábito as empresas e estabelecimentos comerciais recriarem o presépio nas suas montras e espaços”. Daí que se tenha pretendido “recriar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra um presépio muito grande, esquecendo o bulício das compras”.

A entrada é gratuita, mas quem quiser pode deixar uma contribuição para o restauro desta igreja, um conjunto arquitetónico de estilo barroco classificado em 2013 como monumento de interesse público.

Francisco Gomes (texto)

Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1