Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Para a natação praticar, o melhor é NADAR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
É à responsabilidade de Paula Riscado, Carla Bernardo, Daniel Tomás e Hugo Margarido que o Núcleo de Atividades Desportivas e Aquáticas da Rainha (NADAR) está em funcionamento nas Piscinas Municipais das Caldas da Rainha, tendo como principal função a prática de natação. Daniel Tomás conta que já tinham trabalhado juntos noutra piscina: “A Paula já tinha sido minha professora e já conhecia a Carla, da escola, e o Hugo”. Já estão juntos há dois anos, através de outra associação que acabou por não dar seguimento à natação. Quando as portas se fecharam não se deixaram ficar de braços cruzados à espera que alguma oportunidade surgisse e criaram eles o seu próprio núcleo nas Caldas. “Todos os anos há um concurso para a atribuição dos espaços e nós concorremos para aqui e ficámos este ano”, explica Hugo Margarido. Este núcleo foi criado a dia 30 de abril, mas só abriu as portas ao público na última semana de setembro e já conta com 255 sócios.
Equipa responsável pelo NADAR

Paula Riscado clarifica que esta foi uma oportunidade que não quiseram deixar escapar para fazer o que se faz nas outras associações de natação, “mas com a intenção de melhorar, oferecendo um serviço um bocadinho melhor, para não ser apenas só mais uma escola”.

A natação vai dos mais pequenos aos graúdos, começando nos bebés e acabando nos adultos, com vários níveis de natação consoante as aprendizagem que cada um vai adquirindo. Há também atividades aquáticas para grávidas, hidroterapia, hidroginástica, hidro deep e aqua zumba.

A hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na reabilitação física e traz benefícios para aqueles que têm lesões porque, dentro de água e com todas as potencialidades que esta tem, leva ao indivíduo uma recuperação sem dor e ao mesmo tempo proveitosa.

A hidroginástica consiste na prática de atividade física orientada, realizada em piscina, que conjuga o exercício, águae música, tornando, desta forma, a prática de exercício mais ritmada. A aqua zumba, por sua vez, surge numa vertente mais divertida, onde também é inserida a prática de exercício físico, música e água em conjunto com muitos risos e boa disposição.

Hidro deep é uma modalidade praticada com a ajuda de um colete flutuante, permitindo que a pessoa se exercite sem que seja necessário tocar no fundo da piscina ou mergulhar a cabeça. O praticante fica suspenso pela ajuda do colete e, deste modo, tem uma maior liberdade para efetuar os exercícios.

“Estamos também a trabalhar com algumas parcerias aqui da zona”, conta Carla Bernardo. Uma delas é com a Ordem do Trevo, uma associação que tem como objetivo dar apoio a famílias carenciadas. E o NADAR apoia as atividades que esta associação faz, tendo “à volta de 25 crianças, neste momento, indicadas pela Ordem do Trevo, a frequentar as nossas aulas a nível gratuito”. “Achamos que as famílias mais carências já têm falta de tanta coisa e como a atividade física é uma das coisas que normalmente fica deixada para trás, nós consideramos que é tão importante na vida das crianças como a escola”, aponta.

A loja “9 Luas” é uma parceria mais direta e mais comercial. “A loja reencaminha-nos as grávidas e as mães para as nossas aulas e nós, em contrapartida, oferecemos sempre uma aula experimental para os bebés e para as mães”, relata, acrescentando ainda que também participam em formações que a loja pretenda fazer.

Outra parceria é com as Dinâmicas Naturais, que é uma empresa de eventos e atividades radicais “mais direcionada para as festas de aniversário que eles desenvolvem”.

Vão também começar a trabalhar com o Centro da Juventude nas colónias de férias “Gu e Gui”, em que desta forma pretendem que “os alunos e os pais dos alunos tenham uma opção de ocupação de férias com as pessoas com os quais já estão habituados a trabalhar. Tentamos que o ambiente seja um bocadinho mais familiar do que em alguns sítios onde já trabalhámos”, conclui Carla Bernardo.

Fazem parte desta equipa, mais quatro professoras, sendo elas Catarina Carola, que dá aulas de natação e hidroginástica, Sandra Martins, que dá aqua zumba, Maria João Fragoso, com a hidroterapia, e Joana Salvador, com a hidro deep.

“O nosso principal objetivo é prestarmos um serviço que vá ao encontro das necessidades que os nossos utentes nos vão apresentando. Sermos diferentes também passa por sermos mais acessíveis com os preços, condições e em termos pedagógicos, de modo a fazer as coisas o mais profissional possível”, refere Paula Riscado.

Cátia Nunes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0