Q

Previsão do tempo

21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
21° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 23° C
22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C

Rastreio de saúde do Lions com grande afluência nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi com uma grande afluência de pessoas que se realizou um rastreio de saúde no passado dia 23, na sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório. O rastreio, que decorreu das 10h às 17h, recebeu 91 pessoas com idades compreendidas entre os 21 e os 91 anos, sendo que 34 dessas pessoas eram homens e as restantes 57 eram mulheres. O Rastreio do Cancro do Colo do Útero foi feito pela médica Efigénia Delgado, ginecologista, com a colaboração da médica Mara Marques, interna do ano comum, e foram realizadas 20 citologias que serão posteriormente analisadas pela médica Celeste Campos, ex-diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Curry Cabral.
Medição da glicémia

Sob a orientação da professora Ana Almeida, adjunta da Área Científica de Análises Clínicas e Saúde Pública da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, estiveram presentes nesta ação de prevenção da doença e promoção da saúde nove estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que de forma voluntária se juntaram a esta causa. Desses alunos, quatro fazem parte da licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública e os outros cinco da licenciatura em Dietética e Nutrição.

No total foram realizados, pelos voluntários da ESTeSL, 241 exames/observações, em que 85 deles foram avaliações dos níveis de glicose, 91 para ver os níveis de colesterol e os restantes 65 foram avaliações nutricionais.

Na realização dos exames, observou-se um caso de diabetes mal controlada e dois indivíduos com valores elevados que foram reencaminhados e em relação aos níveis de colesterol observaram-se três casos com valores acima do normal. No caso da tensão arterial foram feitas medições a 90 pessoas de ambos os sexos.

Organizado pelo Lions Clube de Lisboa Alvalade e Lions Clube das Caldas da Rainha, com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, este rastreio contou ainda com a colaboração da Ótica Ramiro, Acústica Médica, Montepio Rainha Leonor, Jornal das Caldas e Rádio MaisOeste.

Cátia Nunes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Falta de médicos encerra vários dias a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos

Vão continuar esta semana os constrangimentos na Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no Hospital das Caldas da Rainha, que não estarão a funcionar entre as 09h00 desta quarta-feira, 24 de julho e as 09h00 de 27 de julho, informação divulgada pela Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que na terça-feira ainda não constava do mapa interativo publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns), onde apenas eram referidos dois dias encerrados.

medicos