Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Nova campanha de recolha de alimentosNova campanha de recolha de alimentos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade e à mobilização dos portugueses em mais uma campanha de recolha de alimentos, que irá decorrer no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro. Na região, a iniciativa é promovida pelo Banco Alimentar do Oeste (BAO) e decorre nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche, com a colaboração de cerca de 1500 voluntários, devidamente identificados, que vão convidar os habitantes a associarem-se com um donativo alimentar a uma causa já bastante divulgada. A par da recolha de alimentos em supermercados, o Banco Alimentar Contra a Fome disponibiliza ainda, de 22 de novembro a 8 de dezembro, a possibilidade de doar alimentos online em www.alimentestaideia.net, portal que tem como objetivo oferecer uma maior comodidade e acessibilidade àqueles que queiram contribuir e envolvendo nesta campanha os emigrantes.

Além disso, de 30 de novembro a 8 de dezembro, as doações podem ser efetuadas através de vales de alimentos disponíveis nos supermercados. Para quem aderir a este mecanismo – “Ajuda Vale”- a doação é feita, em “Vales Banco Alimentar”, em simultâneo com o pagamento nas caixas.

Os Bancos Alimentares alertam para que “o contributo de todos é ainda mais decisivo no atual contexto de agravamento das condições económicas e das dificuldades com que se debatem muitos portugueses”. E esperam, da sociedade civil, “um sinal de solidariedade para minorar as carências alimentares de muitas famílias”. “Desempregados, crianças e idosos são os mais afetados pela crise económica, e os pedidos de apoio que chegam aos Bancos Alimentares estão a aumentar, tornando ainda mais urgente a necessidade de alargar a sua capacidade de resposta às instituições de solidariedade social que apoiam”, afirmam.

Participar na campanha é simples: basta aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar nele bens alimentares – de preferência produtos não perecíveis (leite, conservas, azeite, óleo, açúcar, farinha, massas, cereais, etc.) – para partilhar com quem mais precisa.

No final, e ainda com recurso a voluntários, o resultado da recolha é distribuído localmente – por intermédio das 62 instituições de solidariedade social com as quais o BAO tem acordo – às cerca de 9.600 pessoas carenciadas da nossa região. Este é um modelo de intervenção integrada, que permite uma maior proximidade entre quem dá e quem recebe, no contexto de um trabalho conjunto para a inclusão social.

Poderão ainda todos os interessados colaborar através da realização de trabalho voluntário para o que basta inscrever-se na sede do BAO, situada no armazém da Refer, Largo da Estação, nas Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161