Q

Previsão do tempo

29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
29° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
38° C
  • Wednesday 32° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C

Combate à toxicodependência em Peniche sem financiamento

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ausência de financiamento pode deixar Peniche sem um serviço de intervenção no domínio da toxicodependência.

“A equipa de Rua Porto + Seguro está há mais de dez anos ao serviço da população local, na prevenção de riscos e minimização de danos derivado do consumo de drogas. A comunidade local conhece bem a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, que é aliás sublinhado pelas entidades de tutela nas sucessivas avaliações que têm sido feitas. Mas como começa a ser habitual, em cada final de ano, levanta-se outra vez o espectro do fim, por ausência de financiamento”, descreve Rogério Cação, presidente da direção da Acompanha – cooperativa de solidariedade social, entidade promotora.

Segundo este responsável, “a inexistência de qualquer indicação ou orientação por parte do governo nesta matéria, e designadamente por parte do serviço do ministério da saúde que tutela esta área, o SICAD, levanta legítima preocupação sobre a continuidade deste recurso de inegável relevância social para a nossa comunidade penichense, no que diz respeito à intervenção nas toxicodependências e comportamentos aditivos”.

A Equipa de Rua “Porto Mais Seguro” não tem financiamento garantido para o próximo ano e, de acordo com a Acompanha, ver-se-á obrigada a cessar a atividade, caso não seja tomada em tempo uma decisão sobre o assunto.

Nos dez anos de intervenção que já conta no seu currículo, já trocou mais de 93 mil seringas, efetuou cerca de três mil encaminhamentos para estruturas sociais e de saúde e desenvolveu centenas de ações de sensibilização quer junto de escolas, quer junto de locais de consumo e de divertimento noturno.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro