Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Carinhas Felizes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O seu filho tem “tosse de cão”? A laringite estridulosa resulta, na maioria das vezes, de uma infeção viral da laringe, da qual resulta uma tosse rouca ou vulgarmente chamada “tosse de cão”. A intensidade do som (denominado estridor) assusta, mas, normalmente, não é perigoso. Resulta da proximidade das cordas vocais e do estreitamento da traqueia pela presença de secreções e edema (inchaço) causados pela infeção. Os acessos de tosse variam de ligeiros a intensos, com tendência para piorarem à noite. Ocorre mais frequentemente nas crianças entre os 1-4 anos e no outono e inverno. Não estão indicados medicamentos para a laringite, exceto se houver infeção bacteriana secundária. Nesse caso, é receitado antibiótico.

Cuidados:

-Acalme a criança

-Ponha a criança em contacto com o ar frio, agasalhando-a. Respirar o ar frio melhora o edema (inchaço)

-Aumente a ingestão de líquidos para ajudar a libertar as secreções

-Evite os ambientes quentes e secos

Deve recorrer ao médico assistente se:

-Após os cuidados acima referidos não houver melhoria

-Agravamento do estridor, mesmo em repouso

-No caso de dificuldade respiratória, aumento da quantidade de saliva e mandíbula (queixo) esticada ao respirar pode tratar-se de uma obstrução respiratória – epiglotite, que necessita de intervenção médica urgente.

Catarina Escudeiro – Enfermeira na Área Pediátrica

Para esclarecimento de dúvidas, comentários e sugestão de temas, contactar através do mail carinhasfelizes1@gmail.com

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta