Q

Previsão do tempo

29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 32° C
  • Thursday 24° C

Administração do CHO prepara-se para despedir 30 enfermeiros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Paira a ameaça de despedimento sobre trinta enfermeiros subcontratados do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e alguns já receberam a informação nesse sentido. A estes juntar-se-ão outros dez no primeiro trimestre de 2014”, revela a direção regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). De acordo com o SEP, “estas são as informações que circulam pelas unidades hospitalares de Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha e que são motivo de grande apreensão por parte dos enfermeiros que estiveram presentes nas reuniões realizadas pelo SEP”.
A dispensa dos profissionais é contestada

“É incompreensível e inaceitável que sejam despedidos, quando o CHO deve três mil dias de folgas ao conjunto dos enfermeiros da instituição, o que demonstra por si só que todos são necessários”, adianta.

Rui Marroni, dirigente do SEP, afirma que “não é admissível nem compreensível colocar desta forma em risco a prestação, a qualidade e a segurança dos cuidados de enfermagem nesta instituição, agravando a carência de enfermeiros com a saída destes profissionais”.

Para o dirigente, “é também inaceitável que estes despedimentos ocorram antes do Conselho de Administração ter a noção do número de enfermeiros com que a instituição ficará, após finalização dos concursos do CHO e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que estão a decorrer”.

O presidente do conselho de administração do CHO, Carlos Sá, confirmou à Lusa a dispensa destes trinta profissionais.

“Como desde outubro o horário semanal de trabalho aumentou de 35 para 40 horas, reavaliámos as necessidades e concluímos que seriam desnecessários 60, mas só vamos reduzir 30”, declarou.

“As folgas começaram a ser acumuladas desde 2005 e a situação já devia ter sido resolvida. Apesar do novo horário semanal ter entrado em vigor em outubro, só vamos reduzir em janeiro os enfermeiros precisamente para reduzir essa bolsa de folgas”, justificou Carlos Sá, estimando que deverão ser recuperados 2000 dias até ao final do ano e 2500 até março.

O administrador do CHO confirmou ainda que, até março, vão sair mais dez enfermeiros, mas que vão reformar-se e não vão ser substituídos, por não serem necessários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro